quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um homem rico de Taperoá (PB)


Antigamente havia, em Taperoá, um homem muito rico e avarento. Só que havia também muitos homens pobres, mendigos. O que ocorria, então, era que aonde o homem rico ia muitos pedintes iam atrás dele e diziam: "Uma esmola, pelo amor de Deus!" A todos eles o rico dava a mesma resposta: "Perdoe!"

Ao correr dos dias o rico foi ficando cansado de tanto levantar o braço e falar: "Perdoe!" Depois de tanto pensar numa solução, finalmente resolveu mudar de atitude, mesmo sabendo que o certo seria contribuir para que cada um pedinte tivesse um emprego para não precisar se humilhar a ninguém. Mas ele não era o prefeito de Taperoá, nem juiz, nem vereador; ele era apenas um comerciante que lutara muito na vida para juntar uns trocados.

Então, num dia, quando encontrava alguém lhe pedindo esmolas, ele dizia: "Passe amanhã lá em casa, às oito horas da manhã em ponto". E a notícia se espalhou entre os mendigos: "Acho que ele agora mudou de ideia e vai dar esmola para todo mundo, amanhã, às oito horas da manhã, em ponto".

Quando foi no outro dia, o rico acordou, tomou banho, fez a barba, vestiu roupa limpa, tomou café e quando deu oito horas em ponto, ao sair para o trabalho, deparou-se com uma multidão em frente de sua casa; com certeza todos os mendigos estavam lá para receber sua esmola. Ele parou na porta, olhou a multidão de mãos estendidas e disse: "Perdoe!" Todo mundo ficou boquiaberto, pois já se imaginava numa bodega tomando um café reforçado dado pelo rico. 

O que, na realidade, o rico fez foi economizar no seu levantar de braço e dizer: "Perdoe", para um e outro; a multidão junta em sua porta lhe fez falar apenas uma vez.       

(Texto e foto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário