quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conde de Assumar


Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal – Conde de Assumar, militar e administrador português – nasceu em Portugal no dia 22 de setembro de 1686. Sabe-se que, já rapaz, lutou nas guerras da Sucessão da Espanha. Foi nomeado governador das capitanias reunidas de São Paulo e Minas Gerais no dia 26 de fevereiro de 1717 e assumiu o cargo no dia 20 de julho do mesmo ano. 

De forte temperamento, não dava muita atenção ao povo. Quando criou o Regimento de Dragões de Minas, tomava as casas do povo para instalar suas tropas, por falta de quartéis. Por causa disso, Assumar enfrentou uma revolta popular, sob o comando do paulista Domingos Rodrigues do Prado, na Vila Pitangui, no dia 14 de janeiro de 1720, quando o Regimento dos Dragões dispersou o povo com violento massacre. 

No dia 19 de março de 1720, através de Carta Régia, criou casas de fundição em Minas Gerais, para insatisfação do povo local. Convocou uma junta na Vila do Ribeirão do Carmo e criou as casas de fundição de Vila Rica, Sabará, Serro e São João d’El-Rei. 

No dia 28 de junho de 1720 enfrentou uma revolta em Vila Rica, sob a liderança de Felipe dos Santos Freire, contrário à Carta Régia. No início da revolta o Conde estava ausente, mas quando voltou à Vila, no dia 20 de julho do mesmo ano, fingiu perdoar os rebeldes, declarando que não mais criaria as casas de fundição. Crentes que haviam sido atendidos, os rebeldes foram surpreendidos no dia 16 de agosto, quando Assumar entrou na Vila com 1.500 homens e mandou que eles queimassem todas as choupanas dos rebeldes, no Arraial de Ouro Podre, atual Morro da Queimada. Depois mandou prender o líder dos rebeldes, Felipe dos Santos, e sentenciou-o à forca. Felipe dos Santos foi enforcado e seu corpo foi amarrado à cauda de um cavalo bravio, arrastado pelas ruas e esquartejado. 

Passado o episódio, sentiu-se desprezado pelo povo, o que o levou a pedir ao rei para ser substituído do cargo. Conde de Assumar voltou a Portugal no ano 1721. Em 1744 tornou-se Marquês de Castelo Novo, quando foi nomeado vice-rei da Índia, cargo que exerceu até 1750. Nesse período conquistou as praças de Alorna, Sanquelim e outras. Por causa disso recebeu o título de Marquês de Alorna em 1748. Conde de Assumar faleceu em Lisboa no dia 10 de novembro de 1756.               

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário