segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Charles Darwin


Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, no condado de Shropshire, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Desde criança era bom observador, gostava de história natural e colecionava pedras, moedas, selos, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros. 

Descendente de família de intelectuais e filho e neto de médicos, resolveu seguir o caminho do pai quando se matriculou na Universidade de Edimburgo, em outubro de 1825, aos 16 anos de idade, onde seu irmão Erasmus Alvim estudava medicina. Aos poucos demonstrou desinteresse pelas aulas e operações que teria que assistir. Em horas de aulas participava de reuniões com outros estudantes na Plinian Society, onde se discutia ciências naturais. O pai, ao notar seu desinteresse pela medicina, sugeriu que Darwin se tornasse clérigo; assim, por 3 anos ele estudou em Cambridge, formando-se em artes e preparando-se para ser pastor. 

Ainda desinteressado pelos estudos em Cambridge, participava de reuniões e excursões organizadas pelo professor John Stevens Henslow (1796-1861), clérigo, geólogo e botânico, e de eventos como caça e equitação. Por causa da amizade com o professor, Darwin teve contatos com naturalistas e leu livros de Alexander Von Humboldt e John Federick Willian Herschel (1792-1871), astrônomo e físico inglês. Teve noções de geologia e conheceu o geólogo inglês Adam Sedgwick (1786-1872), com quem fez rápida excursão ao País de Gales. 

Quando retornou da viagem, Darwin recebeu do professor Henslow um convite para participar, como naturalista e sem remuneração, de uma expedição do bergantim inglês “Beagle”, de 235 toneladas, por várias partes do mundo. 

Mesmo desaprovado pelo pai, Darwin abandonou os estudos e seguiu para Londres, onde embarcaria. A viagem do “H.M.S. Beagle” começou no dia 27 de dezembro de 1831, partindo de Devonport, sob o comando do capitão e meteorologista Robert Fitz-Roy (1805-1865). A missão era explorar costas da Patagônia, Terra do Fogo, Chile e Peru, algumas ilhas do Pacífico e mapear melhor o Hemisfério Sul.  

Prevista para durar 3 anos, a viagem durou 5. Inicialmente aportou nas ilhas Canárias e Cabo Verde em janeiro de 1832. Chegou ao Brasil em fevereiro do mesmo ano, em Salvador, e em abril passou pelo Rio de Janeiro. Seguiu depois para Montevidéu, Buenos Aires, ilhas Malvinas, Santa Cruz, Terra do Fogo, e passou pelo Estreito de Magalhães para o Oceano Pacífico. Subiu a costa do Chile, do Peru e rumou para as ilhas Galápagos, onde permaneceu por um mês. Viajou depois para o Taiti, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia e as ilhas Keelingo (dos cocos), no oceano Índico. Seguindo viagem, visitou as ilhas Malvinas, Maurício e, novamente no Atlântico, Santa Helena e Ascensão. Aportou novamente na Bahia, visitou o Recife, e uma semana depois chegou a Cabo Verde. Voltou à Inglaterra no dia 2 de outubro de 1836. 

Durante toda a viagem, mesmo sentindo enjoos e tendo conflitos com o comandante, serviu como geólogo, zoólogo, botânico e assessor científico, e coletou animais e plantas fósseis e vivos, terrestres e marinhos. Estudou a floresta tropical brasileira, o pampa argentino, a vegetação indiana, os desertos australianos, as formações geológicas da Terra do Fogo e do Taiti, as ilhas de Cabo Verde. Presenciou fenômenos naturais como terremotos, maremotos, vulcões extintos e ativos, seres humanos que “de tão selvagens e destituídos de crenças, nem pareciam homens”. Coletou também material para levantamento histórico e geológico. 

À medida que colhia o material, enviava-o, quando chegava a algum porto, para o professor Henslow, cuidando para preservá-lo e com recomendações de “cuidado”. Do Brasil, Darwin enviou amostras de tipos raros de formação carbonífera; amostras de animais das ilhas Galápagos, que, segundo ele, “pareciam ser sobreviventes de períodos pré-históricos”. 

Ao retornar de sua viagem já era conhecido como grande geólogo e naturalista. Viveu alguns anos em Cambridge e Londres, trabalhando como cientista e preparando estudos sobre sua viagem e coletando dados para sua futura teoria sobre a origem das espécies. Foi secretário da Geological Society, onde conheceu o famoso geólogo Charles Lyell, que publicou três volumes da obra “Princípios da Geologia”. Em 1839 casou-se com sua prima Emma Wedgwood, indo morar em Downe, pequena localidade do condado de Kent, por problemas de saúde. Com Emma teve dez filhos. 

Nos anos seguintes dedicou-se à leitura de livros de viagens, manuais de agricultura e horticultura, de criação de animais domésticos e de história natural. Discutiu com criadores e com peritos de diversos cultivos; analisou e preparou esqueletos de aves domésticas, criou e cruzou diferentes variedades de pombos; reexaminou parte do material que coletou em sua viagem no “Beagle”. Em 1842 tinha escrito um rascunho com 35 páginas de sua teoria “Origem das espécies”; dois anos depois a obra já continha 230 páginas. 

No verão de 1858 recebeu um manuscrito do naturalista Alfred Russel Wallace (1823-1913), que fazia estudos no arquipélago malaio sobre a tendência das variedades a desviar-se indefinidamente do tipo original. No manuscrito de Wallace havia alguns pontos comuns com a sua teoria. A pedido de amigos, em 1º de julho de 1858 juntou seu trabalho e o de Wallace e os enviou para a Linnean Society, e a única resposta da organização foi a de um professor chamado Haughton, de Dublin, cujo comentário foi “que tudo que havia de novo nos trabalhos era falso, e que apenas o que era velho era correto”. 

Darwin não se abateu. No ano seguinte lançou seu livro sob o título “Da origem das espécies por via de seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”. Os 1.250 exemplares da primeira edição esgotaram-se no mesmo dia; os 3.000 exemplares da segunda edição, em poucos dias. A partir daí a obra passou a ser conhecida por “A origem das espécies”, que consiste em quatro pontos principais: a seleção natural, os efeitos hereditários do uso e desuso, os efeitos hereditários da ação direta de condições externas sobre o organismo, e “as variações que nos parecem, em nossa ignorância, surgir espontaneamente”. Seu trabalho foi contestado pela Igreja e por longo tempo não se permitiu exemplares de sua obra na Biblioteca do Trinity College de Cambridge. 

Darwin escreveu outros livros: “A variação de animais e plantas domesticadas”; “A descendência do Homem”; “A formação do húmus vegetal pela ação dos vermes”; “As diversas formas de fertilização de orquídeas pelos insetos”; “Plantas insetívoras”; “O poder do movimento nas plantas”, entre outros. Darwin trabalhou por toda a sua vida, até falecer, no dia 19 de abril de 1882, no mesmo condado de Kent. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol. 2, fascículo 22, págs. 360 a 362. São Paulo, Abril, 1967. 
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos, págs. 135 a 139. São Paulo, Moderna, 1994.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário