quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Afonso Pena


Afonso Augusto Moreira Pena nasceu no dia 30 de novembro de 1847, na cidade de Santa Bárbara do Mato Dentro, Minas Gerais. Foi aluno do Colégio Caraça e concluiu seu curso preparatório no ano 1865. Em 1870 bacharelou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, tendo inicialmente exercido a advocacia em sua cidade natal e depois em Barbacena.

Integrante do Partido Liberal, elegeu-se deputado provincial no ano 1874, reelegendo-se para o cargo em mais duas legislaturas. Depois, elegeu-se para a Câmara Temporária, sendo reeleito sucessivamente até o ano 1889.   

Durante a Monarquia ocupou as pastas da Guerra (1882), da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1883 – 1884) e da Justiça (1885). Em 1888 participou da comissão organizadora do Código Civil brasileiro, quando recebeu o título de Conselheiro. 

Com a proclamação da República, foi constituinte pelo estado de Minas Gerais, quando presidiu a comissão de redação da Constituição Estadual. Em seguida, assumiu a presidência do Estado, em substituição a Cesário Alvim. Durante sua gestão, a capital mineira foi transferida para Belo Horizonte. 

Ao terminar seu mandato em Minas Gerais, voltou à sua terra natal, mas em 1895 recebeu um convite para dirigir o Banco do Brasil, em substituição a Francisco Silviano de Almeida Brandão. Ao final do seu mandato administrativo, ainda em 1895, voltou a Belo Horizonte, onde dirigiu a Faculdade de Direito, assumiu sua cátedra e presidiu o conselho deliberativo da comissão construtora da capital mineira e em 1889 foi eleito senador. Em 1903 foi eleito vice-presidente da República. Em 1º de março de 1906 foi eleito presidente da República, assumindo o cargo no dia 15 de novembro do mesmo ano. 

As obras principais do seu governo presidencial foram: ampliação do transporte ferroviário, incentivo à indústria, representação do Brasil na Conferência de Haia, rearmamento do Exército, apoio financeiro ao marechal Cândido Rondon para a implantação de fios telegráficos ligando o Rio de Janeiro à Amazônia. 
Afonso Pena não conseguiu terminar seu mandato, pois faleceu no dia 14 de junho de 1909.            

Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Pesquisando na Escola. Vol. 4, pág. 14. São Paulo, Ícone, 1988. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed.; Vol. VIII. Porto Alegre, Globo, 1974.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário