sábado, 26 de janeiro de 2013

Búfalo-Bill


O seu verdadeiro nome era William F. Cody, ou Bill Cody, e viveu entre os anos 1845 e 1917. Tornou-se conhecido durante o governo do Coronel Ulysses Simpson Grant (1822 – 1885), que presidiu os Estados Unidos entre os anos 1868 a 1872, quando foi reeleito. Búfalo-Bill lutou numa revolta dos índios Sioux, no oeste americano, conhecida como “Guerra dos Sioux”. Para combater essa revolta, foi enviada uma tropa, sob o comando do General Custer, onde Búfalo-Bill serviu e tornou-se notório pela sua bravura. 

Búfalo-Bill começou sua vida como tropeiro de diligências, porém se destacou como caçador de búfalos e por sua valentia contra índios e bandidos. Durante a Guerra da Secessão (1861 – 1865), ele serviu como guia do Exército da União. Passada a guerra, foi contratado para fornecer mantimentos aos operários das primeiras estradas de ferro americanas. Para cumprir o contrato, fornecia aos operários carne fresca de búfalos. 

No fim da vida, Búfalo-Bill usava grandes bigodes e se vestia de explorador, e montou um circo, quando realizou grandes “tournées” pelos Estados Unidos e Europa, até falecer, no ano 1917. 

Bibliografia:
DICIONÁRIO Universal de Curiosidades, vol. 2, pág. 312. Comércio e importação de livros Cil S.A., São Paulo, 1968.            

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário