sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carlos Gomes


Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 11 de julho de 1836. Era filho do compositor e mestre da banda da cidade, Manuel José Gomes, e de dona Fabiana Maria; tinha 25 irmãos. De família pobre, Carlos inicialmente aprendeu a profissão de alfaiate, além de ter com seu pai as primeiras lições de música. Por causa disso, aos 15 anos ele já compunha valsas, polcas e modinhas. 

Já conhecido em São Paulo por causa de composições de hinos e canções, foi para o Rio de Janeiro estudar no Conservatório. Vinte meses após sua chegada, estreou sua primeira ópera, “A noite do castelo”, no dia 4 de setembro de 1861, com sucesso. Dois anos depois encenou “Joana de Flandres”, com a presença de dom Pedro II na plateia, quando ganhou uma bolsa de estudos na Itália, doada pelo Imperador, para seu aperfeiçoamento musical. Na Itália, estudou com Lauro Rossi, em Milão. 

No ano 1866 recebeu, já em Milão, o título de maestro-compositor e em janeiro de 1867 estreou a revista musical “Se Sa Minga”, sem êxito. No ano seguinte, com “Nella Luna”, alcançou o sucesso esperado, quando foi trabalhar no Teatro Scala. Nesse tempo conheceu o romance “O Guarani”, de José de Alencar, e resolveu fazer uma ópera. 

Estreou o “Il Guarany” no Teatro Alla Scala no dia 19 de março de 1870, alcançando grande sucesso, quando todos os artistas da ópera foram aplaudidos por mais de meia hora. Nessa mesma noite o editor Lucca comprou os direitos autorais da ópera por um preço abaixo do mercado, o que contribuiu para que Carlos Gomes tivesse problemas financeiros a vida inteira. Mesmo assim, a ópera foi apresentada nos teatros de quase toda a Europa. 

No ano 1873 lançou a ópera “Fosca”, de quatro atos, em Milão, sem sucesso, mesmo considerada muito técnica. No ano seguinte fez sucesso com “Salvador Rosa”, lançada em Gênova. Em 1876 escreveu o hino “Il Salute Del Brasile” para o jubileu da Independência dos Estados Unidos, executado na Exposição de Filadélfia. 

Em 1878 lançou “Maria Tudor”, cantada em sua estreia pelo famoso tenor Francisco Tamagno. Em 1891 estreou “Condor”, em Milão; em 1892 produziu o grande coro com orquestra “Colombo” para a festa do 4º centenário do descobrimento da América. 

Em 1895, doente e pobre, retornou ao Brasil, quando assumiu a direção do novo Conservatório de Belém, no Pará. Nesse período escreveu alguns coros para homens, três coleções de cançonetas, algumas peças para piano e canções avulsas. Acometido por um câncer na língua, Carlos Gomes faleceu em Belém no dia 16 de setembro de 1896. Seu corpo foi embalsamado e trazido para São Paulo em um navio de guerra que recebeu seu nome, chegando a Campinas em 24 de outubro do mesmo ano.

Há um monumento em sua homenagem no centro da cidade de Campinas, onde estão seus restos mortais, inaugurado no dia 2 de julho de 1905.      

Bibliografia: 
NOVO Tesouro da Juventude. Vol. XII. São Paulo, Opus, 1980. 
 ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. V. Porto Alegre, Globo, 1974.   


(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário