sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carlos Chagas


Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira, Minas Gerais, no dia 9 de julho de 1879. Estudou Humanidades em São João-Del-Rei e completou seus estudos superiores na Escola de Minas, em Ouro Preto.

Viajou depois para o Rio de Janeiro, para estudar Medicina, onde se interessou pelo estudo de doenças tropicais. Em 1902 foi apresentado a Oswaldo Cruz, e sob sua orientação, apresentou sua tese de doutoramento sobre o ciclo evolutivo da malária no sangue. Concluiu o curso em 1903. Em 1905 Oswaldo Cruz encarregou-o de combater uma epidemia de malária em Itatinga, São Paulo, quando obteve o êxito desejado.

A partir de 1906 foi funcionário do Instituto de Manguinhos. No ano seguinte participou da campanha do sanitarista Belisário Pena no controle de malária no norte de Minas. Depois de numerosas pesquisas, descobriu, em 1909, o protozoário tripanosoma cruzi, assim batizado em homenagem a Oswaldo Cruz, causador da doença de Chagas. Esse mosquito é popularmente conhecido por barbeiro, por picar o rosto de suas vítimas. 

Entre 1912 e 1913, numa das grandes expedições do Instituto Oswaldo Cruz, Carlos Chagas estudou a salubridade dos vales dos maiores afluentes do rio Amazonas. Em 1912, já conhecido mundialmente, recebeu o prêmio Schaudinn, conferido pelo governo alemão, como grande benfeitor da humanidade. 

A partir de 1917, logo após a morte de Oswaldo Cruz, foi nomeado diretor de Manguinhos, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no dia 8 de novembro de 1934.   

Bibliografia: 
PROJETO Memória: Oswaldo Cruz. Distrito Federal, Fundação Banco do Brasil-Odebrecht, 2003. 
ROSA, prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. I, pág. 154. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979.                                                                                                    

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário