terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nicolau Copérnico


Nicolau Copérnico (Niklas Koppernigk) nasceu no ano 1473, na cidade de thorn, Polônia. Ainda criança ficou sob a tutela de um tio que era padre. Já rapaz estudou na universidade de Cracóvia, onde se dedicou à teologia, matemática e astronomia. Aos 20 anos de idade foi obrigado a trabalhar como professor de astronomia para pagar suas despesas em uma pensão em Varsóvia. Depois foi morar em Bolonha, na Itália. 

Em 1501 tornou-se cônego, mas adiou seu ingresso na vida religiosa e foi estudar na universidade de Pádua, onde estudou medicina por 4 anos. No mesmo período estudou na universidade de Ferrara, onde se doutorou em direito canônico. Em 1505 assumiu o cargo de cônego em Fraumburg e lá exerceu voluntariamente a medicina, em benefício dos mais pobres. Como matemático e jurista, reformou o sistema monetário e o direito canônico, além de ser estrategista da cidade. Em 1513, construiu, junto à sua igreja, uma torre sem teto para observar o céu, dispondo de um relógio de Sol, um tríquetro (um aparelho triangular de madeira construído por ele) e um astrolábio. 

Copérnico não aceitava a teoria geocêntrica, que colocava a Terra no centro do Universo. Depois de estudos, formulou a Teoria Heliocêntrica, que colocava o Sol no centro do Universo e a Terra e outros planetas girando em torno dele. Demonstrou ainda que a Terra e os outros planetas giram em torno dos seus próprios eixos. Essas teorias escandalizaram naquele tempo a sociedade e a igreja católica.  

De volta à Polônia, publicou seu primeiro livro em 1512, “Pequeno comentário”, que foi recebido com desconfiança até mesmo por Martim Lutero, e alguns o apelidaram de louco ou visionário. Pacientemente ele continuou suas pesquisas, por mais de 30 anos. Era um homem humilde e levava vida solitária. Alto e magro, sofria frequentemente de dores de cabeça, o que o obrigava a andar com sedativos. Em 1539 recebeu a visita do amigo Georg Joachim Rethicus, professor da universidade de Wittemberg, que se entusiasmou com sua obra e se ofereceu para publicá-la na Alemanha. 

Pouco antes da sua morte, ocorrida no dia 24 de maio de 1543, Copérnico recebeu um exemplar do seu livro, intitulado “Revolutionibus orbium celesti” (Os movimentos dos corpos celestes). Copérnico passou para a história como o pai da astronomia moderna. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol. I, fascículo nº. 7, pág. 102. São Paulo, Abril, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Universal de curiosidades. Vol.2, págs. 522 a 523. São Paulo, Cil, 1968. 
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos, págs. 94 a 98. São Paulo, Moderna, 1994. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário