sábado, 19 de janeiro de 2013

André Vidal de Negreiros


André Vidal de Negreiros nasceu na capitania da Paraíba do Norte (atualmente Paraíba), em 1620. Era filho de nobre senhor de engenho, mas teve pouca instrução, resolvendo seguir a carreira das armas. No ano 1636 começou a combater os invasores holandeses em seu estado participando de guerrilhas.

Em 1644 desembarcou em Pernambuco, logo após a primeira vitória das Tabocas. Nesse ano, com a volta do governador Maurício de Nassau para a Holanda, as tropas luso-brasileiras planejaram um levante para expulsar os invasores, que ocorreu no ano seguinte, quando André Vidal encontrava-se na Bahia. Esse levante ficou conhecido como Insurreição pernambucana.

O governador-geral do Brasil, Antônio Teles da Silva, recebeu um protesto dos holandeses pela quebra do acordo de paz entre Portugal e Holanda. Numa atitude astuciosa, o governador prometeu reforços aos holandeses, porém confiou a André Vidal, ainda na Bahia, o comando de uma unidade com 1800 homens e o título de mestre-de-campo, para reforçar as tropas luso-brasileiras rebeladas em Pernambuco.

Chegando a Pernambuco, André Vidal assumiu o comando geral das tropas luso-brasileiras, obtendo importantes vitórias sobre o inimigo. Em agosto daquele ano saiu-se vitorioso da batalha da Casa Forte. 

Seguiu depois para a Paraíba, para incentivar uma rebelião contra os invasores. De volta a Pernambuco, participou das duas batalhas dos Guararapes, nos anos 1648 e 1649.

Após a segunda batalha, os holandeses se refugiaram em Recife, mas as tropas de André Vidal cercaram a cidade, contribuindo para a definitiva rendição dos invasores, em 1654, com a assinatura do Tratado do Taborda. Encarregado de levar a notícia ao rei dom João IV, recebeu na ocasião a Comenda de Cristo, as alcaidorias-mores de Marialva e Morim e a nomeação para governador do Maranhão.

Em 1657 foi nomeado governador de Pernambuco e em 1661, governador de Angola, quando fortificou a cidade de Luanda, invadida pelo rei do Congo, saindo-se vencedor em Ambuila.

Voltando ao Brasil, faleceu no ano 1680. Seus restos mortais foram depositados na igreja matriz de Goiana, depois trasladados para a igreja dos Prazeres, nos Montes Guararapes. 

Bibliografia:
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 3, pág. 30. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979.
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed., Vol. IX. Porto Alegre, Globo, 1974.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário