quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Adolfo Lutz


Adolfo Lutz nasceu no Rio de Janeiro em 1855. Formou-se em medicina na Universidade de Berna, Suíça, em 1880, e aprimorou seu curso em famosos laboratórios da França, Alemanha e Inglaterra.

De volta ao Brasil, clinicou por seis anos em Limeira, São Paulo. Viajou depois para Hamburgo, Alemanha, onde pesquisou o bacilo de Hansen, causador da hanseníase ou lepra. Por causa dos seus conhecimentos a respeito dessa doença, foi diretor do hospital de Kalihi, no Havaí, entre os anos 1889 e 1892.

Novamente no Brasil, participou da criação do Laboratório de Bacteriologia de São Paulo, posteriormente Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, tornando-se seu diretor em 1893. Identificou surtos de cólera e de peste bubônica em São Paulo no final do século XIX.

Em 1908, foi convidado por Oswaldo Cruz para chefiar, no Rio de Janeiro, um dos setores de Manguinhos. Dedicando-se às pesquisas em áreas de medicina veterinária, parasitologia e microbiologia, identificou os principais transmissores de malária no Brasil, explicando sua existência em montanhas e florestas. Estudou os hábitos do mosquito transmissor da febre amarela, ajudando no combate à doença. Descobriu e numerou diversos tipos de helmintos e protozoários.

Adolfo Lutz foi diretor do Instituto Bacteriológico paulista até sua morte, ocorrida em 1940. Em sua homenagem, o Instituto passou a chamar-se Instituto Adolfo Lutz.

Bibliografia: 
FUNDAÇÃO Banco do Brasil-Odbrecht- Projeto Memória: Oswaldo Cruz - pág. 27. Rio de Janeiro, 2003.
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ªed.; vol.VII. Porto Alegre, Globo, 1974.    

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário