quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mém de Sá


O fidalgo português Mém de Sá nasceu em 1504 e era irmão do poeta Sá de Miranda. Foi governador de foro e desembargador de Agravos. 

Foi nomeado terceiro governador-geral do Brasil no dia 23 de julho de 1556. Partiu de Lisboa no dia 30 de abril de 1557, aportando em Salvador, Bahia, no dia 28 de dezembro do mesmo ano. Logo entrou em combate contra os indígenas, perdendo na ocasião o seu filho Fernando de Sá, morto por uma flecha. 

Aconselhado pelo Padre Manuel da Nóbrega, reuniu os índios em aldeias, chamadas missões ou reduções, e os entregou à tutela dos jesuítas. Os morubixabas passaram a ser meirinhos, também sob a tutela da igreja. 
Em 1560 Mém de Sá viajou para as capitanias do sul, para combater os franceses que invadiram a Ilha de Sirigipe (atual Villegaignon), sem obter êxito. Ordenou então a transferência dos moradores de Santo André da Borda do Campo para a vila de São Paulo de Piratininga e retornou à Bahia, onde iniciou uma próspera administração. 

Voltou ao sul em janeiro de 1567, onde se juntou às tropas portuguesas e às de São Vicente, Santos e São Paulo e às de Estácio de Sá, para combater na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no morro do Lêripe (atual outeiro da Glória), expulsando definitivamente os franceses do Brasil. Na ocasião, seu sobrinho Estácio de Sá foi morto por uma flecha envenenada. 

Vencida a batalha em 1º de março de 1567, transferiu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para o morro de São Januário ou do Castelo, nomeando seu sobrinho Salvador Correia de Sá para o governo da recém-capitania, cujas terras antes pertenciam à capitania de São Vicente. De volta a Salvador, por quatorze anos realizou grandes trabalhos na colônia, até seu falecimento, ocorrido no dia 2 de março de 1572. 

Bibliografia: 
ROSA, prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 3, págs. 542 a 543. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979.
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. X. Porto Alegre, globo, 1974. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário