segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Isaac Newton


Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, interior da Inglaterra, no dia 25 de dezembro de 1642. Perdeu o pai, pequeno proprietário rural, dois meses antes do seu nascimento. Com o apoio de sua mãe, aos 19 anos ele foi para o Trinity College de Cambridge. Para se sustentar na faculdade, fazia trabalhos domésticos para seus colegas. 

Aluno pouco brilhante, interessou-se pela leitura de “Os princípios da filosofia”, de Descartes, e o “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo”, de Galileu, com o incentivo do seu professor de matemática. Já nessa época formulou o seu “Binômio de Newton”. Quando estava no 4º ano da faculdade, voltou para sua aldeia por dois anos, porque a universidade fechou diante de epidemia de peste bubônica que assolava a Europa. Foi em sua aldeia que descobriu a lei da composição da luz e a lei da gravitação universal, lei que descobriu quando descansava embaixo de uma macieira e uma maçã caiu em sua cabeça. Na época ele tinha 24 anos de idade. Quando passou a epidemia da peste, voltou à Universidade de Cambridge, mas já como professor de matemática, cargo que ocupou por 27 anos. Continuando suas experiências, ele construiu telescópios de refração, com os quais observou satélites de Júpiter; descobriu várias leis da mecânica racional, inventou o cálculo infinitesimal, aperfeiçoou a fabricação de lentes e espelhos, etc. 

No ano 1672 tornou-se membro da Royal Society, onde apresentou o livro “Nova teoria sobre a luz e a cor”; o livro que mais influenciou a humanidade foi “Princípios matemáticos de filosofia natural”, em 1687. Em 1704 publicou o livro “Óptica”. Ganhou muito dinheiro na bolsa de valores usando o cálculo das probabilidades, e acumulou a fortuna de 32 mil libras esterlinas. Por causa disso, a rainha Ana nomeou-o diretor da Casa da Moeda, onde realizou um importante trabalho no fortalecimento da moeda inglesa e na recuperação do crédito nacional. Em 1705 a rainha Ana concedeu-lhe o título de “Sir”, tornando-o nobre.  

Foi eleito duas vezes membro do Parlamento, presidente vitalício da Royal society, que congregava grandes pensadores da época, e foi sócio da Academia francesa de Ciências. 

Com dados matemáticos e estudos bíblicos, previu o fim do mundo para o ano 2060. Em 1725 foi acometido por uma pneumonia e depois, gota, chegando a falecer dois anos depois, no dia 20 de março de 1727. Com funerais grandiosos, foi enterrado na Abadia de Westminster, destinada a reis, rainhas e heróis ingleses. 

O poeta A. Pope escreveu na lápide de Newton o seguinte epitáfio: 
“Nature and nature’s laws lay hid in night. 
God said, let Newton be! And all was light!”
(“A natureza e as suas leis jazem ocultas na noite.
Deus disse: Que Newton exista! E tudo se fez luz”.). 
Em Cambridge foi-lhe erguida uma estátua com os dizeres: “Ultrapassou os humanos pelo poder do seu pensamento”. 

Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Ilustrada Semanal Conhecer. Vol. 1, fascículo 2, pág.32. São Paulo, Abril, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ªed. Vol.VIII. Porto Alegre, globo, 1974. 
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo, Moderna, 1994.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário