quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ernest Rutherford


Ernest Rutherford nasceu em Nelson, Nova Zelândia, no dia 30 de agosto de 1871. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal; aluno brilhante, conseguiu uma bolsa para estudar no Canterbury College, onde teve seu primeiro laboratório, e onde escreveu uma tese sobre a magnetização do ferro, em 1889. Frequentou depois a Universidade de Wellington, formando-se em matemática e física no ano 1893. No ano seguinte foi estudar na Universidade de Cambridge, Inglaterra, depois de ganhar em concurso uma bolsa de estudos. 

Em Cambridge, Rutherford foi trabalhar no laboratório Cavendish, sob a orientação do físico J. J. Thomson, descobridor do elétron. Lá, pesquisou o movimento dos íons, que são partículas atômicas ou moleculares eletricamente carregadas. Interessou-se também pelas radiações emitidas pelo elemento rádio, recém-descoberto por Maria e Pierre Curie. Mudando-se para Montreal, no Canadá, em 1899, foi professor na MC. Gill University, onde começou a pesquisar o urânio com seu colega Frederick Soddy. Dessa pesquisa foram lançadas as bases da Teoria da Radioatividade, onde foram descritas em livro de Rutherford intitulado “Substâncias radiativas e suas radiações”.  

Em 1907 foi trabalhar em Manchester, Inglaterra, e lá descobriu que os raios Alfa mantinham fluxo de átomos de hélio carregados positivamente. Esta descoberta deu a Rutherford o Prêmio Nobel de Química em 1908. Em 1912, depois de dois anos de estudos, sugeriu que o átomo era nucleado e sua parte positiva se concentrava num volume extremamente pequeno, que seria o próprio núcleo. Essa sugestão influenciou toda a moderna teoria atômica. 

Rutherford tornou-se famoso e teve grandes colaboradores. Um deles, Athinson, trabalhando depois com Houtermans, descobriu o processo de produção de energia do Sol pela radiação termonuclear; Chadwick, trabalhando no laboratório Cavendish em Cambridge, descobriu o nêutron; Piotr Kapitza, responsável pelo lançamento do “Sputinik”, trabalhou com Rutherford de 1921 até 1934. 
No ano 1931 Rutherford recebeu muitas homenagens, entre elas o título de Lord. Seu falecimento ocorreu no dia 19 de outubro de 1937. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Ilustrada Conhecer. Vol. 4. Fascículo 59, págs. 990 a 992. São Paulo, Abril, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira globo. 13ª ed. Vol. X. Porto Alegre, Globo, 1974.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário