terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estácio de Sá


O militar Estácio de Sá nasceu em Coimbra, Portugal, em 1542. Veio para o Brasil na frota do seu tio Mém de Sá, em fins de 1557. Ajudou a combater os franceses que invadiram a Ilha de Villegaignon. 
Sem êxito, retornou para Portugal, mas voltou ao Brasil em 1563, no comando de uma expedição para dar combate aos franceses. Por falta de recursos, só entrou na Baía da Guanabara no dia 1º de março de 1565, na região situada entre os atuais Pão de Açúcar e Morro de São João (antes chamado Cara de Cão). Lançou ali os fundamentos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem a dom Sebastião, rei de Portugal. 

Resistindo aos ataques franceses, apoiados pelos índios tamoios, em 1567 recebeu auxílio do seu tio Mém de Sá, conseguindo expulsar os invasores definitivamente no dia 20 de janeiro do mesmo ano, no morro do Lêripe, atual outeiro da Glória. 

Ferido em combate, foi atingido no rosto por uma flecha envenenada, chegando a falecer um mês depois, assistido pelo padre José de Anchieta. Foi sepultado na nave central da igreja dos jesuítas. Seu primo, Salvador Correia de Sá, mandou construir-lhe majestosa lápide, em honra dos seus feitos. 

Bibliografia: 
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 3, pág. 541. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. Vol. X. Porto Alegre, Globo, 1974. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário