quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

João Goulart


João Belchior Marques Goulart nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, no dia 1º de março de 1919. Filho de estancieiro, ele era o mais velho de oito irmãos. Estudou Humanidades em Porto Alegre, e em 1935 matriculou-se na Faculdade de Direito da capital gaúcha, onde concluiu o curso em 1939. Sempre se envolveu com os negócios da família, principalmente depois da morte do pai, em 1943, quando assumiu a responsabilidade de administrar uma propriedade de 14.000 hectares e cerca de 30.000 cabeças de gado. 

Casou-se com Maria Teresa, 20 anos mais jovem que ele, com quem teve os filhos Denise e João Vicente.  
Amigo do presidente Getúlio Vargas, iniciou sua carreira política no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo seu fundador em São Borja, no ano 1946, e em seguida presidente do diretório do Rio Grande do Sul entre os anos 1950 e 1954. 

Em 1946 elegeu-se deputado estadual, ficando no cargo até o ano 1950; no ano seguinte elegeu-se deputado federal, mas licenciou-se para assumir a Secretaria do Interior e da Justiça do Rio Grande do Sul, permanecendo no cargo até o ano 1952.  Foi novamente deputado federal, ocupando o cargo entre os anos 1952 e 1953. Depois, assumiu o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio do governo Getúlio Vargas, e a presidência nacional do seu partido (PTB), onde ocupou o cargo desde o ano 1952 até 1964. 

Candidatou-se ao Senado Federal, mas foi derrotado; foi vice-presidente da República no governo de Juscelino Kubitschek, sendo reeleito em 1960 pela chapa de oposição a Jânio Quadros. Com a renúncia de Jânio Quadros em agosto de 1961, “Jango”, como era mais conhecido, deveria assumir a presidência da República, mas estava ausente do país, em visita à China Continental. As Forças Armadas então solicitaram ao Congresso Nacional o impedimento de sua posse, por sua simpatia aos comunistas, o que gerou uma crise político-militar. Mesmo assim, Jango assumiu o poder no dia 7 de setembro de 1961. 

O Brasil tornou-se então um regime parlamentarista, e Tancredo Neves seu primeiro-ministro. O primeiro gabinete parlamentarista foi formado em 8 de setembro de 1961, com representantes de todos os partidos, mas em 6 de janeiro de 1963, com plebiscito antecipado, os brasileiros votaram pela volta do presidencialismo. 

No dia 31 de março de 1964 irrompeu no país um grande movimento político-militar contra seu governo, acusado de irregularidades. Foi forçado a deixar a capital federal, contra a qual marchavam forças de guarnição dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.  

Abandonando o poder, João Goulart viajou de avião para o Rio Grande do Sul, a fim de resistir ao golpe, contando com o apoio militar do seu estado. Sem conseguir esse apoio, exilou-se em Montevidéu. Foi então convidado pelo presidente da Argentina, Juan Domingos Perón, para morar em Buenos Aires. Faleceu no dia 5 de dezembro de 1976, em Mercedes, Argentina, vitimado por um ataque cardíaco.  Atualmente há uma investigação a respeito de sua morte, com a suspeita de que tenha sido envenenado por comprimidos contrários aos que tomava para o coração. Está sepultado em São Borja.   

Bibliografia: 
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. II, pág. 6. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 
OS PRESIDENTES e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva. 2ª ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro, O Arquivo Nacional, 2003.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário