segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Eratóstenes


Eratóstenes nasceu em Cyrene, colônia grega no norte da África, possivelmente no ano 276 a.C. Moço inteligente, estudou com os melhores sábios de sua época, tornando-se famoso, ao ponto de receber um convite do Faraó Ptolomeu II, do Egito, para dirigir a famosa Biblioteca de Alexandria, além de nomeá-lo preceptor do seu filho Evergeta Ptolomeu III (282? – 221 a.C.).  

Dominava vários assuntos, como filosofia, história, gramática, poesia, geografia e matemática, deixando vários escritos nessas áreas, porém se dedicava mais à astronomia e aos números. Como todas as ciências daquela época recebiam influência de Pitágoras, ele se formou pela linha pitagórica, que pregava teorias muito avançadas. 

Acreditava na ideia de que a Terra era uma esfera solta no espaço, girando com outros corpos em redor de um núcleo central de fogo – o que Copérnico formularia como “sistema heliocêntrico”, muitos séculos depois. Foi o primeiro astrônomo a medir a circunferência da Terra, no ano 220 a.C.. 

Como os pitagóricos, acreditava que a explicação do mundo estava nos números. Escreveu um tratado sobre geografia, onde dividiu o globo terrestre em paralelos e meridianos, e usou a matemática para a localização geográfica, ainda em uso. Sugeriu a existência de terras habitadas no ocidente – o que Colombo provaria mil e setecentos anos depois. 

Criou uma tabela de eliminações progressivas para os números primos, que ainda se consta nos manuais de aritmética, sob o nome de “Crivo de Eratóstenes”. O grande sábio viveu 80 anos, quando, talvez no ano 196 a.C., suicidou-se por inanição. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol. 3, fascículo nº. 41, pág. 676. São Paulo, Abril, 1966.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário