segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dante Alighieri


Dante Alighieri nasceu em Florença em maio de 1265. Perdeu a mãe quando ainda era criança, e o pai quando tinha 18 anos, em 1283. Aos 9 anos de idade conheceu Beatriz Portinari, filha de Folco Portinari, um ano mais jovem que ele. Tornou a vê-la nove anos depois e se apaixonou, mas guardou para si seu sentimento, que duraria por toda a sua vida. 

Sua instrução possivelmente corresponde ao ensino médio, tendo estudado gramática, retórica, dialética, música, astronomia, geometria e aritmética. Em suas obras escreveu sobre a gratidão que sentia pelo erudito Brunetto Lattini, que o incentivou à curiosidade intelectual e a reflexão, e aos amigos de juventude e poetas Guido Cavalcanti, Guido Guinizelli e Lapo Giane, que, aliados a Dante, formaram uma nova escola literária chamada “Dolce Stil Nuovo”. 

Ao saber do casamento de Beatriz com Simone De’Barde, Dante casou-se com Gemma Donati, por volta do ano 1285, num casamento arranjado pelo seu pai seis anos antes. Com Gemma teve vários filhos, mas não mencionou sua família em suas obras, pois sua alma pertencia a Beatriz, que morreria no ano 1290, mergulhando o poeta em profunda depressão. Em 1292 escreveu “Vita nuova”, obra poética dedicada à sua amada. 

Dante também se envolveu na política. Naquela época Florença vivia dividida por constantes conflitos entre os nobres e o povo. Por volta do ano 1294, com a eleição do Papa Bonifácio VIII, a situação se agravou, pois o pontífice queria ampliar o domínio papal na região. Então os Guelfos, classe política dominante da cidade, se dividiram em duas facções: partido dos brancos, e os Ultra, partido dos negros. Dante participou da primeira, sendo um dos membros da comissão enviada a Roma, em 1302, para negociar com o Papa, diante da iminência da invasão de Florença por Carlos de Valois, aliado do pontífice. Quando Dante voltou dessa missão, Florença estava sob o domínio da facção dos negros. 

Em 27 de janeiro de 1302 foi acusado de corrupção em seus cargos públicos, e foi condenado a pesadas multas; no dia 10 de março do mesmo ano a sentença foi mudada, e o poeta foi condenado ao exílio. A partir daí andou por várias cidades como Bolonha, Verona e Ravena. Foi no exílio que Dante escreveu a maioria de suas obras. Entre os anos 1304 e 1307 escreveu “O convívio” e “De vulgari eloquentia”, obra escrita em latim. Escreveu também um tratado em latim, chamado “De monarchia”, escrito no ano 1310 ou 1313. Por esse tempo escreveu também “Epístolas”. 

Não se sabe ao certo em que ano Dante escreveu sua obra-prima a “Divina comédia”; o que se sabe é que a primeira parte dela já era conhecida pelo público no ano 1317. A segunda parte foi publicada em 1319 e a terceira, após a sua morte. De início, a obra foi chamada por Dante apenas de “Comédia”. “Divina” foi a palavra que o poeta Boccaccio usou para classificá-la, e a partir da edição veneziana de Giolito, em 1555, passou a ser intitulada como “Divina comédia”. Dante Alighieri faleceu no exílio, em Ravena, no dia 14 de setembro de 1321, aos 56 anos de idade.  

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Ilustrada Semanal Conhecer. Vol. 5, fascículo nº.74, págs. 1233 a 1235. São Paulo, Abril, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ªed. Vol. I. Porto Alegre, Globo, 1974.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário