quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Frei Vicente do Salvador


Frei Vicente Rodrigues Palha nasceu em Matuim, Bahia, em 1564. Começou seus estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, mas viajou depois para Coimbra, onde se formou em direito civil e canônico. 

De volta à Bahia, ordenou-se sacerdote e aos trinta e cinco anos de idade entrou para a ordem dos Franciscanos, adquirindo o nome de Frei Vicente do Salvador. Foi cônego e vigário-geral no Bispado da Bahia, fez missões na Paraíba, lecionou no Convento da Ordem de Olinda e ajudou na fundação da Casa de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, onde exerceu vários cargos. Conhecia a linguagem latina sagrada e profana, da literatura portuguesa, entendia ainda de história e falava espanhol. 

Novamente em Portugal, conheceu o erudito português Manuel Severim de Faria, que o incentivou a escrever a “História do Brasil”, emprestando sua biblioteca. Ele terminou seu livro já quando voltou à Bahia, obra essa que lhe deu o título de primeiro historiador brasileiro. Seu livro “História do Brasil”, referente ao período de 1500 a 1627, foi dado como perdido, até ser editado pela Biblioteca Nacional. Guardião da Ordem de Santo Antônio na Casa da Bahia, lá faleceu entre os anos 1636 e 1639.  

Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. X. Porto Alegre, Globo, 1974. 
ENCICLOPÉDIA Delta Larousse. Vol. 6, pág. 3241. Rio de Janeiro, Delta S.A., 1967. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário