segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dona Maria I, rainha de Portugal


Maria Francisca Isabel Josefa Antônia Gertrudes Rita Joana nasceu em Lisboa no dia 17 de dezembro de 1734. Era filha primogênita do rei dom José (1714 – 1777) e da rainha Mariana Vitória da Áustria (1718 – 1781).

Foi princesa da Beira e princesa do Brasil até a morte do rei dom José, ocorrida em 1777, quando assumiu o trono e passou a ser a primeira mulher a reinar em Portugal e vigésimo sexto soberano do reino. Casada com o seu tio, o infante dom Pedro (1717 – 1786), filho de dom João V e dezessete anos mais velho do que ela. Após a aclamação de dona Maria I, ocorrida em 13 de maio de 1777, dom Pedro passou a chamar-se dom Pedro III. 

Conhecida em Portugal como “A piedosa” e no Brasil como “A louca”, o início do reinado de dona Maria I foi marcado por reformas radicais, chamado de “Viradeira”; seu primeiro ato governamental foi demitir o ministro Marquês de Pombal, conhecido por seu regime autoritário e de perseguições à Igreja Católica. Também mandou soltar todos os presos políticos do regime pombalino, cerca de 2.400. 

Teve como seu confessor particular o frei Inácio de São Caetano (1719 – 1788), que foi bispo de Panafiel, arcebispo de Tessalônica, inquisidor-mor e ministro-assistente ao Despacho.

Durante seu reinado Lisboa teve sua primeira iluminação pública, inaugurada em 1780, com 760 candeeiros. Seu programa de governo consistia em “reparar as ofensas a Deus, moralizar a política e exercer um governo tão suave como progressivo”. 

A Revolução Francesa, a morte de seu esposo e de dois de seus filhos pode ter sido a causa principal de sua doença mental. Ela foi examinada por famosos médicos, entre eles o inglês Dr. Francisco Willis e o brasileiro Dr. Francisco de Melo Franco, que a declararam incapaz no dia 10 de fevereiro de 1792. A administração do reino passou a ser exercida pelo príncipe dom João, futuro rei dom João VI, que assumiu o poder regencial no ano 1799. 

Foi durante o reinado de dona Maria I que ocorreu a “Conjuração Mineira”, no Brasil, que culminou com o enforcamento e esquartejamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Dona Maria I veio para o Brasil com a Família Real, na nau Príncipe Real, que saiu de Lisboa no dia 27 de novembro de 1807. Com ela viajou seu filho dom João, os netos dom Pedro e dom Miguel e o infante espanhol dom Pedro Carlos, irmão de dona Carlota Joaquina. Desembarcou na Bahia no dia 22 de janeiro de 1808 e no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1808. Foi morar no convento das Carmelitas, no Largo do Paço, hoje inexistente. Fazia passeios pela manhã e recebia a visita de dom João VI todos os dias, também pela manhã. Dona Maria I faleceu no Rio de Janeiro no dia 20 de março de 1816.    

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário