segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dona Leopoldina


Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo Lorena, Arquiduquesa D’Áustria, nasceu no dia 22 de janeiro de 1797 em Viena, Áustria. Era filha do imperador Francisco I e da imperatriz dona Maria Teresa, da Áustria, irmã da imperatriz da França Maria Luísa e sobrinha da rainha Maria Antonieta. 

Casou-se por procuração em 1817 com o príncipe real dom Pedro de Alcântara, futuro dom Pedro I. Apaixonada pelos estudos, principalmente pelas artes, pela botânica e mineralogia, veio para o Brasil acompanhada por sábios ilustres como Pohl, Natterer, Von Martius e Spix. 

Teve importante atuação no movimento de independência do Brasil, quando chegou a ocupar a regência. Suportou as traições do esposo, principalmente no caso de dona Domitila de Castro, que recebeu do imperador o título de viscondessa e depois Marquesa de Santos e primeira dama de sua corte.
Teve seis filhos: dom João Carlos, falecido ainda menino, dona Maria da Glória, dona Januária, dona Paula Mariana, dona Francisca e o príncipe dom Pedro de Alcântara, futuro Imperador dom Pedro II. 

Dona Leopoldina faleceu de parto prematuro, no dia 11 de dezembro de 1826, quando o Imperador estava no sul do país. Foi sepultada no Convento da Ajuda, onde ficou até o ano 1919, quando foi demolido e seus restos mortais transferidos para o Convento Santo Antônio. Em 1954 seus restos mortais foram novamente transferidos, dessa vez para a cripta do Monumento do Ipiranga, em São Paulo. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. VII. Porto Alegre, Globo, 1974. ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. II, pág. 369. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário