sábado, 23 de fevereiro de 2013

John Tyndall


John Tyndall nasceu no dia 2 de agosto de 1820, na cidade de Carlow, Irlanda. Iniciou seus estudos em Preston, no condado de Lancashire, noroeste da Inglaterra. 

Mudou-se depois para Hants, onde se tornou professor de matemática no Quenswood College. Em 1848 fez sua primeira viagem à Europa, matriculando-se no curso de química da Universidade de Marburg, Alemanha, onde se graduou, tendo como um dos seus professores o experimentador Bunsen. Em 1851 voltou à Inglaterra, e recebeu o título de Fellow da Royal Society de Londres, pela repercussão de trabalhos realizados na Alemanha. Logo depois se tornou professor de filosofia natural na Royal Institution. 

Ganhou fama como professor e divulgador da Ciência, e ocupou cargo de conselheiro científico da Trinitty House and Board of Trade, substituindo o físico Michael Faraday. Essa instituição encarregava-se em promover o comércio e controle da navegação mercante. Em 1867 foi nomeado superintendente da Royal Institution, cargo que ocupou por mais de vinte anos. Em 1874 assumiu a presidência da Associação para o Progresso da Ciência. Faleceu no dia 4 de dezembro de 1893, em Hindhead, condado de Surrey, Inglaterra. 

Tyndall fez importantes pesquisas sobre diamagnetismo, calor radiante, propagação do som, etc. Entre os anos 1856 e 1860 estudou minuciosamente as geleiras.  Estudou o fenômeno pelo qual “num feixe de luz que atravessa um meio heterogêneo, como por exemplo, uma solução coloidal, a luz é refratada lateralmente, de modo que se torna visível como raio luminoso (cone de Tyndall). Esse fenômeno é chamado Efeito de Tyndall, e por ele se constrói os ultra-microscópios.” (Enciclopédia brasileira Globo). 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Brasileira globo. 13ªed. Vol.XI. Porto Alegre, Globo, 1974. 
ENCICLOPÉDIA Novo Conhecer, págs. 1816 a 1717. São Paulo, Abril Cultural, 1982. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário