Afonso Augusto Moreira Pena nasceu no dia 30 de novembro de 1847, na cidade de Santa Bárbara do Mato Dentro, Minas Gerais. Foi aluno do Colégio Caraça e concluiu seu curso preparatório no ano 1865. Em 1870 bacharelou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, tendo inicialmente exercido a advocacia em sua cidade natal e depois em Barbacena.
Integrante do Partido Liberal, elegeu-se deputado provincial no ano 1874, reelegendo-se para o cargo em mais duas legislaturas. Depois, elegeu-se para a Câmara Temporária, sendo reeleito sucessivamente até o ano 1889.
Durante a Monarquia ocupou as pastas da Guerra (1882), da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1883 – 1884) e da Justiça (1885). Em 1888 participou da comissão organizadora do Código Civil brasileiro, quando recebeu o título de Conselheiro.
Com a proclamação da República, foi constituinte pelo estado de Minas Gerais, quando presidiu a comissão de redação da Constituição Estadual. Em seguida, assumiu a presidência do Estado, em substituição a Cesário Alvim. Durante sua gestão, a capital mineira foi transferida para Belo Horizonte.
Ao terminar seu mandato em Minas Gerais, voltou à sua terra natal, mas em 1895 recebeu um convite para dirigir o Banco do Brasil, em substituição a Francisco Silviano de Almeida Brandão. Ao final do seu mandato administrativo, ainda em 1895, voltou a Belo Horizonte, onde dirigiu a Faculdade de Direito, assumiu sua cátedra e presidiu o conselho deliberativo da comissão construtora da capital mineira e em 1889 foi eleito senador. Em 1903 foi eleito vice-presidente da República. Em 1º de março de 1906 foi eleito presidente da República, assumindo o cargo no dia 15 de novembro do mesmo ano.
As obras principais do seu governo presidencial foram: ampliação do transporte ferroviário, incentivo à indústria, representação do Brasil na Conferência de Haia, rearmamento do Exército, apoio financeiro ao marechal Cândido Rondon para a implantação de fios telegráficos ligando o Rio de Janeiro à Amazônia.
Afonso Pena não conseguiu terminar seu mandato, pois faleceu no dia 14 de junho de 1909.
Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Pesquisando na Escola. Vol. 4, pág. 14. São Paulo, Ícone, 1988.
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed.; Vol. VIII. Porto Alegre, Globo, 1974.
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário