sábado, 16 de março de 2013

Papa Leão XIII


O Papa Leão XIII foi batizado como Vicenzo Gioarcchino Raffaele Luigi Prosperi Buzzi , e nasceu no dia 2 de março de 1810, em Carpineto Romano, Itália. Era o sexto dos sete filhos do Conde Lodovico Pecci e de Anna Prosperi Buzzi.  

Em 13 de dezembro de1837 foi ordenado presbítero, em 18 de janeiro de 1843 foi Núncio Apostólico para a Bélgica, em 19 de fevereiro do mesmo ano foi titular de Tamiathis e em 27 de julho de 1846 tornou-se bispo de Perugia; em 19 de dezembro de 1853 tornou-se cardeal com o título Cardeal-presbítero de São Crisogno. Em 20 de fevereiro de 1878 foi eleito Papa, num conclave de apenas três dias. Foi coroado em 3 de março do mesmo ano. 

Foi um Papa ativo em seu tempo: em sua encíclica “Rerum Novarum” recebeu o título de o “Papa da ação social, o Papa dos trabalhadores”. Defendeu a leitura das Sagradas Escrituras em várias de suas encíclicas. Em 1896 proclamou em uma encíclica a reunificação de todos os cristãos separados na fé, embora não obtendo êxito. Também instituiu a festa da Sagrada Família de Nazaré, propondo São José como patrono dos trabalhadores. Conseguiu um acordo com Bismark para o encerramento da perseguição aos católicos pelo Reich (Kulturkampt). Condenou o Liberalismo e o Socialismo. 

No dia 11 de junho de 1889 consagrou o mundo inteiro ao Sacratíssimo Coração de Jesus, incentivado pela irmã Maria do Divino Coração, religiosa alemã residente em Portugal.   
O Papa Leão XIII faleceu em 20 de julho de 1903, aos 93 anos de idade. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário