domingo, 10 de março de 2013

Marco Aurélio


Marcus Annius Verus, depois Marcus Aurelius Antoninus Augustus, imperador romano, nasceu em Roma no dia 20 de abril de 121 d.C. De família nobre, em 138 d.C foi adotado por Antonino, por exigência do imperador Adriano. 

Recebeu rigorosa educação e estudou retórica com Herodes Ático e Frontão. Em 139 tornou-se César e em 140, Cônsul. Em 145 casou-se com Faustina, filha do imperador Antonino. Assumiu o poder romano em 161, com a morte do sogro. 

No poder, tomou a Armênia em 165. Associou seu meio-irmão Lúcio Aurélio Vero, com o título de Augusto. Em 166 associou seu filho Cômodo, concedendo-lhe o título de César, e em 177 concedeu-lhe o título de Augusto. 

Reprimiu os cristãos com violência, e combateu pessoalmente os povos bárbaros, no Oriente e no Danúbio, vencendo os marconinos, os iáziges e os quados. Expulsou os germânicos da Itália para além do Danúbio, em 168. Em 175 iniciou um governo de paz, quando introduziu um pretorado romano sobre os bárbaros vencidos, aproveitando-os como colonos ou soldados no império. 

Rompido o tempo de paz pelos bárbaros, enfrentou-os pessoalmente, no Danúbio, entre os anos 177 e 180, num tempo em que Roma sofria com uma epidemia de peste. Marco Aurélio foi acometido pela peste, chegando a falecer no dia 17 de março de 180, na cidade de Sirmium, atual Hungria Ocidental. Foi substituído no poder romano pelo seu filho Cômodo. Deixou uma valiosa obra literária em forma de “Pensamentos”.       


Pensamentos:

* Executa cada ação como se fosse a última da tua vida.
* Concentra-te em ti mesmo. A alma tem a qualidade de se bastar a si própria praticando a virtude e, assim, conquistando a serenidade. 
* Não se encontra vulgarmente um homem infeliz por não ter observado o que se passa na alma dos outros; mas os que não observam os movimentos da própria alma, são sempre infelizes. 
* Tudo é passageiro: tanto o louvor como o louvado. 
* Realizei algo para o bem comum? Então tirei proveito. Que sempre tenhas este pensamento e jamais o abandones. 
* Não poderá ser mestre na escrita e na leitura sem ter sido antes aluno. 
* Habitua-te a ouvir com atenção o que os outros dizem. 
* O verdadeiro bem consiste no que é honesto, e o verdadeiro mal no que é vergonhoso. 
* Nada de desgosto nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça. 
* Sê senhor de ti e conservas teu valor nos dias felizes como nos dias de adversidades. 
* Os homens nasceram uns para os outros. Ensina-os, pois, ou suporta-os. 


Bibliografia: 
ROSA. Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira, pág. 726.  Ed. G. Lopes LTDA, São Paulo, 1979.   
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário