segunda-feira, 4 de março de 2013

Dia internacional da mulher - como surgiu


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1977. Essa data resultou de incontáveis lutas pela igualdade entre homens e mulheres através da História, na tentativa de se acabar com a secular opressão feminina pelo mundo.

Uma das primeiras manifestações pela igualdade sexual ocorreu em 8 de maio de 1908 nos Estados Unidos, quando 1.500 operárias fizeram uma greve pela igualdade econômica e política. No ano seguinte, a data foi oficializada pelo Partido Socialista Americano; porém, foi comemorada no dia 28 de fevereiro, quando cerca de 3.000 pessoas reuniram-se no centro de Nova York, na ilha de Manhattan.

No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica “Triangle Shirtwaist Company”, em Nova York, matou 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Esse episódio é considerado como o marco inicial de uma data específica em homenagem à mulher, mas em 1910 já houve uma proposta durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, Dinamarca, feita pela intelectual e militante alemã, Clara Zetkin.

Durante muito tempo mobilizações ocorreram em diversas partes do mundo, sem data específica. Em 8 de março de 1917 mulheres russas foram às ruas em manifestação contra a fome, contra o czar Nicolau II e a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Mais de 90 mil pessoas participaram da manifestação.
O dia 8 de março foi de fato oficializado em 1921, mas, por causa da Segunda Guerra Mundial a data foi esquecida, sendo retomada a partir dos anos 60, com a luta pela igualdade sexual no mundo inteiro.

No Brasil também houve manifestações pela igualdade sexual, tendo seu ápice em 1932, quando mulheres se uniram por vários direitos, principalmente pelo direito ao voto. As chamadas “sufragistas”, formadas pela elite feminina nacional, fundaram o Partido Republicano Feminino e conseguiram, pela Constituição de 1932, o direito ao voto.

Bibliografia:
MANO, Maíra Kubík. Revista História Viva, ano v, nº. 53, pág. 56-59.
REVISTA Caras, março de 2007.
(Texto e foto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário