domingo, 10 de março de 2013

Maurício de Nassau


Conde Johann Mauritius Van Nassau Siegen nasceu no dia 17 de junho de 1604, em Dillenburg, Alemanha. Bem nascido, seu avô paterno era irmão do príncipe Guilherme de Orange, fundador dos países baixos, e o seu avô materno era Cristiano III, rei da Dinamarca. 

Iniciou a carreira militar aos 14 anos de idade, e estudou nas universidades Basileia e Genebra, cursando teologia, filosofia, matemática e música. Aos 25 anos de idade recebeu a patente de coronel por ter participado da luta pela independência da Holanda do domínio espanhol. Em Haia vivia como um príncipe, onde mandou construir uma mansão que batizou de Mauritshuis, decorando-a com quadros de Rembrandt. Em 4 de agosto de 1636 foi contratado pela Companhia das Índias Ocidentais para consolidar a conquista holandesa no Brasil, que ia desde o Maranhão a Sergipe, território ocupado desde fevereiro de 1630. Aceitou um salário mensal de 1,5 mil florins, mais 2% das presas de guerra e o pagamento das despesas da construção de Mauritshuis, e os títulos de governador-geral e almirante. Maurício de Nassau desembarcou no Recife no dia 23 de janeiro de 1637, acompanhado por 3.000 soldados, 800 marinheiros e 46 artistas. Assim que desembarcou já começou a combater tropas luso-brasileiras. 

Excelente administrador, convocou a primeira assembleia legislativa do continente, para garantir poderes. Promulgou um edital com perdão geral aos senhores de engenhos luso-brasileiros que aceitassem a soberania holandesa. Ergueu escolas, abriu estradas, estimulou o plantio de novas culturas, aprimorou o cultivo da cana-de-açúcar, levando-a para o Rio Grande do Norte, forçou os senhores de engenho a plantarem frutas, legumes e mandioca. Por decreto, proibiu a derrubada dos cajueiros, ameaçados de extinção, e o lançamento de bagaços de cana em rios e açudes. Promoveu festas populares, o que lhe rendeu grande popularidade. Fundou a cidade de Maurícia, atual bairro de Santo Antônio, Recife, onde construiu pontes, saneamentos, esgotos, represas, jardins, tendo o projeto urbanista da cidade sob a responsabilidade de Pieter Post. Construiu para si dois palácios, no delta dos rios Capibaribe e Beberibe, chamados “Vrijburg” ou “Friburgo”, ou “Torres”, e num deles instalou um observatório astronômico. Nas cercanias dos palácios construiu jardins botânicos e zoológicos que encantavam o povo de Recife. 

Em 1638 tentou conquistar a Bahia, mas foi vencido pelas forças do conde Bagnuolo; em 1641 tentou invadir o norte do Brasil, sem sucesso. Por causa de desentendimentos com a Companhia das Índias Ocidentais, ele deixou o Brasil no dia 11 de maio de 1644, o que ajudou a uma reação brasileira à invasão holandesa. Com a união de André Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Henrique Dias, sob o comando do comerciante João Fernandes Vieira, as tropas luso-brasileiras expulsaram os invasores, na “Insurreição Pernambucana”, que teve seu início no dia 3 de agosto de 1645 e durou dez anos. Em 1647 Maurício de Nassau foi governador de Cleves (Alemanha). Em 1665 comandou o exército holandês na luta contra a França, entre os anos 1672 a 1674. Ocupou ainda o cargo de governador de Utrecht. Ele faleceu no ano 1679, em Cleves, Alemanha.   

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. VIII. Porto Alegre, Globo, 1974. 
ROSA, Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. II, pág. 428. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 
DICIONÁRIO Universal de Curiosidades Vol. 5, pág. 1121. São Paulo, Cil S.A., 1968.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário