sexta-feira, 15 de março de 2013

Alexander Graham Bell (inventor do telefone)


Alexander Graham Bell nasceu no dia 3 de junho de 1847 em Edimburgo, Escócia. Era o filho do meio de 3 filhos de Alexander Melville Bell e Eliza Grace Symonds, que era surda desde a adolescência. Seu pai, por sua vez, era especialista em problemas auditivos e instrutor de deficientes auditivos. 

Graham Bell foi educado na escola real de Edimburgo, onde se formou aos 13 anos. Aos 14 anos ele e seus irmãos construíram uma réplica do aparelho fonador, com palato, dentes, lábios e cordas vocais. Aos 16 anos tornou-se professor de elocução e de música na academia de Weston House, em Elgin, Escócia. Entre 1866 e 1867 foi instrutor na universidade de Somersetshire, Inglaterra.

Estudou na Universidade de Edimburgo, depois na Universidade de Londres e de Würzburg (Alemanha). Ainda em Londres trabalhou como assistente de seu pai, quando seus irmãos faleceram por tuberculose. Seu pai então se mudou com a família para Ontário, no Canadá, em 1870.

Em 1871 Graham Bell mudou-se para os Estados Unidos, e em 1872 ele abriu uma escola para alunos com deficiência auditiva em Boston, Massachusetts, quando utilizou o método desenvolvido por seu pai chamado “fala visível”. Nesse método se usava os lábios, a língua e a garganta na articulação do som. 

Em 1873 foi lecionar fisiologia vocal na Universidade de Boston, quando iniciou pesquisas sobre como utilizar a eletricidade na transmissão de sons, ideia que desenvolvia desde os 18 anos de idade.
No ano seguinte, enquanto trabalhava num telégrafo múltiplo, desenvolveu as ideias básicas do que seria o telefone. 

Em 14 de fevereiro de 1876 apresentou ao escritório de registro de patentes a sua invenção, o telefone, e recebeu sua patente no dia 7 de março do mesmo ano. No mesmo ano expôs seu invento numa exposição na Filadélfia, e a partir daí o telefone foi fabricado comercialmente para o mundo todo. 

Em 11 de julho de 1877 Graham Bell casou-se com Mabel Gardiner Hubbard, ex-aluna em sua escola para surdos, já que ela apresentava essa deficiência desde os 5 anos de idade. Com Mabel teve os filhos Elsie Bell e Marian Hubbard Bell.

Em 1879 fundou um laboratório no Canadá, depois de fechar sua firma “American Bell Telephone Company”. Graham Bell ainda patenteou mais 17 inventos e outros 12 com a ajuda de colaboradores. 
Em 1898 foi nomeado presidente da National Geographic Society. Seu falecimento ocorreu no dia 2 de agosto de 1922, em Beinn Bhreagh, Canadá.   

(Texto: Eliza ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário