domingo, 31 de março de 2013

As dez maiores cataratas do mundo


1 - Cataratas do iguaçu - As cataratas do Iguaçu estão situadas na fronteira do Paraná (BR) e a Argentina, e é a maior queda-d'água do mundo com uma média de 1,3 milhão de litros por segundo. São 275 quedas-d'água no rio Iguaçu, com alturas entre 60 e 82 m, dentro do Parque Nacional do iguaçu.

2 - Cataratas Vitória - Situadas entre Zâmbia e Zimbabwe, é a maior queda-d'água da África, com uma vazão média de 1 milhão de litros por segundo. Estão localizadas no rio Zambezi, entre os dois países. No idioma local chama-se"Mosi-ao-Tunya" que em português quer dizer fumaça que troveja. Tem uma extensão de 1,708 m e altura de 61 a 128 m. Foram descobertas em 1855 pelo explorador escocês David Livingstone, que batizou-as em homenagem à rainha Vitória.

3 - Cataratas de Niágara - Situadas entre os Estados Unidos da América e Canadá, na divisa de Ontário e o Estado de York, por meio do lago Erie. São 3 quedas-d'água, que juntas somam uma vazão de 4,5 milhões de litros por segundo, que deságuam no rio Niágara. A origem do nome se dá na palavra indiana - Onguiaahora - que significa em português "grande trovão de águas".

4 - Cachoeira Angel - Situada na Venezuela, no Planalto das Guianas, na montanha Auyantepui e no rio Churum, que entornam a cachoeira, é considerada pela ONU "Patrimônio da Humanidade" desde o ano de 1994.

5 - Cataratas de Yosemite - Situadas na Califórnia, Estados Unidos da América, no Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada,  possuem uma queda-d'água de 739 m. São 3 cachoeiras.

6 - Cachoeira Kaieteur - Situada na Guiana, no rio Potaro, no Parque Nacional de Kaieteur, possui uma altura de 226 a 251 m e uma largura de 113 m. Considerada a maior cachoeira de queda única do mundo.

7 - Cachoeira de Gullfoss - Situada na Islândia, no cânion do rio Hvítá, no sudoeste do país. Tem queda-d'água de 150 m³ de vazão no verão e 80 m³ no inverno, por segundo.

8 - Cataratas Dettifoss - Também situadas na Islândia,  no rio Jökulsá á Fjöllum, dentro do Parque Nacional de Jökulsárgljúfur, na área de Mývatn, ao noroeste do país. Possui 100 m de largura e 44 m de altura, com um fluxo de água de 500 m³/s.

9 - Cataratas Sutherland - Situadas na Nova Zelândia, na Trilha Milford, na Ilha sul do país, com uma altura de 580 m.

10 - Cataratas Yellowstone - Situadas no parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, Estados Unidos da América, possuem quedas entre 33 e 94 m, com 22 m de largura.          

(Pesquisa e foto: internet - Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário