sábado, 2 de março de 2013

Dom Duarte da Costa

Dom Duarte da Costa era fidalgo português, nascido no século XVI, de ano incerto. Foi nomeado governador-geral do Brasil no dia 1º de março de 1553, do conselho de Sua Alteza, recebendo um salário de quinhentos mil réis anuais.

Partiu de Portugal no dia 8 de maio do mesmo ano, trazendo em sua comitiva o seu filho Álvaro da Costa, famoso por seus desregramentos, alguns órfãos que esperavam casar no Brasil e os padres jesuítas Luís de Grã, reitor do colégio de Coimbra, Brás Lourenço, Ambrósio Pires e José de Anchieta, além dos irmãos João Gonçalves, Antônio Blasques e Gregório Serrão. 

Sua frota compunha-se de uma nau e três caravelas; aportou em Salvador no dia 13 de julho de 1553. Dom Duarte da Costa governou o Brasil até o ano 1558. Durante seu governo empenhou-se na luta contra índios que se opunham à colonização e conflitos contra o clero, por causa das desavenças entre seu filho dom Álvaro e o bispo dom Pero Fernandes Sardinha. Por causa dessas desavenças o bispo viajou com a intenção de voltar a Portugal, porém seu navio naufragou na altura do rio Cururipe, a seis léguas do rio São Francisco, no dia 15 de julho de 1556, quando foi devorado pelos índios Caetés.  

Bibliografia:
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. I, pág. 197. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979.
ENCICLOPÉDIA Delta Larousse. Vol. I, págs. 911 a 912. Rio de Janeiro, Delta S.A., 1967.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário