sábado, 30 de março de 2013

Estou falando contigo

 É, estou exausta. Hoje estou exausta. O quê? Estás me perguntando se estou falando contigo? Estou mesmo, estou falando contigo. Estou dizendo que hoje estou exausta... Trabalhei demais, acima de minhas forças... E tu, com essa terrível pose de quem me olha com desdém, não estás cansado? Traseiro no chão, boca aberta, olhar tristonho... Aposto que já correste pela cidade inteira e ninguém te deu um pedacinho de osso, um golinho d'água... O quê, não gostas de osso, só de carne muçiça, tipo alcatra, coxão mole, duro, etc? Só me faltava essa, agora, um cachorro vira-lata vaidoso, guloso, orgulhoso... Vai, segue teu caminho, some de minhas vistas...

Acho que agora vou falar sozinha... Cachorro danado! A petulância canina é terrível! O quê, ainda estás aí? Some, danado, some da porta de minha casa agora, e sem olhar para trás! Que estás dizendo? Ficarás aí até eu te dar uma pedaço bem torrado de alcatra? Com certeza estou vendo alma de outro mundo, com certeza! Xô, vai-se embora! Não és passarinho para que eu te diga: "xô"? Não estou de brincadeira, hoje, estou exausta, não te falei? Não acreditas? Estás me dizendo que estou assim, pior do que tu, mas é por causa do meu amor? Ah, agora danou-se, um cachorro adivinhão ou um conselheiro amoroso! Xô, não quero mais papo! Sai da minha porta, agora, senão tiro tua foto e a ponho na internet! 

Com meus olhos fechados creio que esse fantasma vai sumir de mim, quando eu abri-los... Um, dois, três e... Não acredito! Tu ainda estás aí, menino, moleque danado? Qual é o teu nome, danado? Lilico? Não, não pode ser! Lilico é o nome do meu gato, que sumiu... Tu sabes que Lilico sumiu de casa? Então já rondas por aqui há muito tempo, e eu nem percebi... Ah, 'tá! Eu só tinha olhos para meu gatinho? Claro, não é, intruso? Lilico era amoroso, inteligente, obediente... E gay... Na juventude Lilico era gay, e transava com Neguinho, o gato da minha vizinha... Foi um louco amor, o dos dois... Depois Lilico se engraçou pela gata siamesa de Chico Queiroz, e Neguinho ficou de escanteio. Neguinho tem esse nome porque ele é quase todo negro, apenas o peito e as patas são brancos, e de charme tem um bigode preto. Queres ver a foto dos dois juntos? Então olha, olha! Voltando ao assunto, Lilico sumiu de casa... Eu me lembro da última vez que eu o vi: comecei a dar banho em Neguinho, e como ele é gasguito e mia muito quando vê água, Lilico por certo pensou: "depois dele serei eu, então vou sumir daqui!" Eu olhei para Lilico, enquanto banhava Neguinho, e notei que ele me olhava com um olhar diferente, um olhar de quem decidiu partir para longe... Lilico se afastava de mim e olhava para trás com aquele olhar de despedida... Eu vi mesmo nos olhos dele uma palavra: "adeus". Foi a última vez que o vi... Não dei mais o banho dele, não dei mais carinho, comida, água, e nem ele me acompanhou mais pelas ruas da cidade, quando eu ia comprar pão, leite...

Tu queres substituir Lilico em meu coração? Jamais, jamais! Nenhum grande amor a gente esquece ou substitui... Para sempre Lilico viverá em minha alma! Chega! Vem! Entra aqui, companheiro, vou te dar água, comida, casinha, etc... Teu nome? Lilico Segundo!

(Texto e fotos: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário