terça-feira, 6 de novembro de 2012

São Longuinho


São Longuinho é muito popular na Espanha e no Brasil, cujo dia de sua celebração é 15 de março. Não se tem ideia de como surgiu essa devoção e essa mania de se invocá-lo quando se perde alguma coisa. O fato é que, quando alguém precisa achar algo, logo se lembra do santo, e quando o objeto é encontrado, o ato de agradecimento é dar 3 pulinhos com 3 gritinhos.
Segundo a história, São longuinho se chamava Cássio e era um dos centuriões romanos escalados para vigiar Jesus Cristo na cruz. Na Sexta-feira Santa ele espetou sua lança no coração de Jesus e levou um jato de sangue em seus olhos; naquele instante voltou a enxergar, já que era cego, e converteu-se ao cristianismo, retirando-se para viver na Cesareia, onde se tornou monge. Foi descoberto algum tempo depois e decapitado. 

Oração de São Longuinho:

São Longuinho, que aos pés da cruz abristes, com a lança, o coração do crucificado, de onde jorrou sangue e água, pede a Jesus por nós: que o sangue inunde, com o Espírito Santo, o mundo e a nossa vida; que cada um tenha a alegria de penetrar no coração do filho de Deus e receber amor e graça. São Longuinho, ajudai-nos a agradecer. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário