Frei Vicente Rodrigues Palha nasceu em Matuim, Bahia, em 1564. Começou seus estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, mas viajou depois para Coimbra, onde se formou em direito civil e canônico.
De volta à Bahia, ordenou-se sacerdote e aos trinta e cinco anos de idade entrou para a ordem dos Franciscanos, adquirindo o nome de Frei Vicente do Salvador. Foi cônego e vigário-geral no Bispado da Bahia, fez missões na Paraíba, lecionou no Convento da Ordem de Olinda e ajudou na fundação da Casa de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, onde exerceu vários cargos. Conhecia a linguagem latina sagrada e profana, da literatura portuguesa, entendia ainda de história e falava espanhol.
Novamente em Portugal, conheceu o erudito português Manuel Severim de Faria, que o incentivou a escrever a “História do Brasil”, emprestando sua biblioteca. Ele terminou seu livro já quando voltou à Bahia, obra essa que lhe deu o título de primeiro historiador brasileiro. Seu livro “História do Brasil”, referente ao período de 1500 a 1627, foi dado como perdido, até ser editado pela Biblioteca Nacional. Guardião da Ordem de Santo Antônio na Casa da Bahia, lá faleceu entre os anos 1636 e 1639.
Bibliografia:
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. X. Porto Alegre, Globo, 1974.
ENCICLOPÉDIA Delta Larousse. Vol. 6, pág. 3241. Rio de Janeiro, Delta S.A., 1967.
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário