quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pintassilgo comum

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeri
Família: Fringillidae
Gênero: Carduelis
Espécies: Pintassilgo -de-cabeça-preta (Carduelis magellanicus), pintassilgo-do-nordeste (Carduelis Yarrellii), pintassilgo-comum (Carduelis carduelis), pintassilgo-de-barriga-amarela (Carduelis xanthogastra), pintassilgo-da-venezuela (Carduelis cuculata) epintassilgo-de-gravata (Carduelis barbata).

Características:
O pintassilgo mede 11 cm de comprimento e pesa aproximadamente 20 gr. O macho é amarelo-pálido esverdeado com a cabeça, garganta, cauda e asas pretas, estas últimas com barras amarelas. Durante a primavera é visto no alto de árvores, postes e telhados e no inverno se junta em bandos de centenas de indivíduos. De canto mavioso, também imita o canto de outras aves. Alimenta-se de sementes e pequenos frutos secos, de revestimento duro.

A  fêmea não possui o negro da cabeça e a parte inferior é amarela mais pálida, porém há fêmea com a cabeça acinzentada. Atinge a maturidade sexual aos 10 meses e se reproduz na copa das árvores ou em árvores menores. É tarefa da fêmea a construção do ninho, que é feito em formato de tigela, com raízes finas, sem revestimento, ou apenas forrado de penas e crinas, na forquilha de árvores e arbustos, a 3 ou 4 metros do solo. Seus ovos são brancos, com um pouco de azul-celeste com pintas pardas, e medem 16 por 12 mm. É da fêmea também a tarefa da incubação, mas o macho a alimenta durante esse período; cada ninhada tem de 3 a 5 ovos, com 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias de incubação.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário