quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Anu-preto

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae e Crotophaga ani
Subfamília: Crotophaginae
Gênero: Crotophaga
Espécie: C. ani

Características:
Também chamado de anum-preto, o anu-preto é uma ave encontrada desde a Flórida (EUA) à Argentina e em todo o Brasil. Vive em paisagens abertas com moitões e em capões, pastos e jardins. De voo lento, vive em bandos de 5 a 7 aves e para se aquecer se aglomera uns com os outros. 
Gosta de Sol, toma banho na poeira, ficando com a plumagem da cor da terra e às vezes cinza-carvão. Tem corpo fino, bico alto, forte e curto e cauda comprida, sendo um pássaro de cor totalmente preta. Seu cheiro característico atrai morcegos e animais carnívoros.

Alimenta-se de gafanhotos, percevejos, aranhas, lagartixas, camundongos, pequenas cobras e rãs, peixes, algumas frutas, bagos e sementes. Mede 36 cm e pesa de 98 a 120 g.
Seu ninho é grande e feito de ramos e folhas e geralmente é coletivo, dividido entre 6 a 10 aves, e sua construção é feita pelo macho com a ajuda de filhotes de crias anteriores. A incubação dura de 13 a 16 dias, contendo o ninho de 10 a 20 ovos. O anu-preto possui mais de 10 vozes diferentes.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário