sábado, 24 de agosto de 2013

Mar - o que é

Mar é uma porção de água salgada menor do que um oceano; também é usado para definir grandes lagos que não têm saída natural, como o Mar Cáspio, Mar Morto e Mar de Aral.

Há 72 mares no mundo. Os sete mares falados eram apenas os sete mares conhecidos à época antiga, pois se falava neles há 2.300 a.C numa gravura suméria. Eram eles: Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Adriático, Mar Cáspio, Golfo Pérsico e Oceano Índico. Atualmente os sete mares são assim definidos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.

Mares:
Oceano Atlântico, a leste (Europa e África) - 33:
Mar da Noruega, Mar Báltico, Golfo de Bótnia, Mar de Áland, Mar do Arquipélago, Golfo da Finlândia, Golfo de Riga, Mar do Norte, Mar Frísio, Canal da Mancha, Mar da Irlanda, Mar Celta, Mar Cantábrico, Mar Mediterrâneo, Mar de Alborão, Mar das Baleares, Mar da Sardenha, Mar da Ligúria, Mar Tirreno, Estreito da Sicília, Mar Adriático, Mar Jônico, Golfo de Sidra, Mar Egeu, Mar Trácio, Mar Mirtoico, Mar de Creta, Mar da Líbia, Mar de Mármara, Mar Negro, Mar de Azov, Mar Levantino, Golfo da Guiné.

Oceano Atlântico, a oeste (Américas) - 11:
Baía de Daffin, Baía de Hudson, Baía de James, Mar do Labrador, Golfo de São Lourenço, Golfo do México, Baía de Campeche, Mar do Caribe, Golfo da Venezuela, Mar dos Sargaços, Mar Argentino.

Oceano Pacífico - 18:
Mar de Bering, Golfo do Alasca, Golfo da Califórnia, Mar de Okhotsk, Mar do Japão, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Sulu, Mar de Celebes, Mar de Mindanau, Mar das Filipinas, Mar das Flores, Mar de Banda, Mar de Arafura, Mar do Timor, Mar de Ross, Mar de Amudsen, Mar de Bellingshausen.     

Oceano Índico - 8:
Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo Pérsico, Golfo de Omã, Mar da Arábia, Baía de Bengala, Mar Morto, Mar de Aral.

Oceano Ártico - 6:
Mar de Barents, Mar de Kara, Mar de Beaufort, Golfo de Amudsen, Mar de Chukchi, Mar de Laptev.

Oceano Antártico - 2:
Mar de Weddell, Mar de Ross.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário