domingo, 11 de agosto de 2013

Canguru

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Macropodidae
Gênero: Macropus
Espécies: Macropus antilopinus, Macropus rufus, Macropus giganteus, Macropus fuliginosus.

Características:
A palavra canguru significa "não sei" e foi registrada pela primeira vez no dia 4 de agosto de 1770 pelo capitão James Cook nas margens do rio Endeavour, atual Cooktown.

O canguru é um mamífero marsupial, com patas traseiras bem desenvolvidas, com 4 dedos; as dianteiras são pequenas e têm 5 dedos. O marsúpio só é encontrado na fêmea, onde abriga o filhote, que nasce imaturo e precisa de abrigo materno para terminar seu desenvolvimento. Possui orelhas grandes e cabeça pequena e seus pelos são espessos, que crescem por toda a vida. 

O canguru habita as planícies da Austrália, florestas densas e montanhosas de Nova Guiné e algumas ilhas vizinhas, dependendo da espécie, e alimenta-se de vegetais e frutas. Pesa em torno de 500 g a 90 kg, mede de 80 cm a 1,60 m, atinge uma velocidade de até 56 km/h e pula até 9 m de distância numa altura de até 1,8 m.     

A gestação da fêmea dura de 30 a 40 dias, quando nasce apenas 1 filhote imaturo, de até 2 cm de comprimento, cego e sem pelos. Assim que nasce, o filhote já se arrasta até alcançar o marsúpio, onde permanece até 6 meses; a partir daí passeia com a mãe, e ao completar 1 ano de vida já se torna independente.
O canguru pode viver até os 25 anos de idade, e é considerado o animal-símbolo da Austrália.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário