sábado, 31 de agosto de 2013

Coala

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Phascolarctidae
Gênero: Phascolarctos
Espécie: P. cinereus

Características:
O coala ou Koala, cujo nome no dialeto aborígene significa “não bebe”, é encontrado apenas na Austrália e é um marsupial de cabeça pequena, focinho curto, com olhos separados, nariz grosso e achatado com grandes narinas em forma de V, com fossas nasais desenvolvidas e responsáveis pelo seu equilíbrio térmico. 

Possui membros posteriores e anteriores com 5 dedos, o polegar das patas posteriores é pequeno e sem garras, mas os outros dedos são fortes e têm garras alongadas. Sua pelagem é densa e sedosa, que serve para regular a temperatura corporal e a pelagem do dorso tem coloração escura que absorve calor, sendo mais escassa no verão e comprida no inverno.  

Não constrói abrigo e por isso dorme ao relento. Por não ter cauda, usa seus possantes músculos da coxa para subir em árvores, principalmente várias espécies de eucalipto, das quais se alimenta. É um animal polígono, pois um macho possui várias fêmeas, e tem hábitos noturnos.  

O coala mede 60 cm e pesa mais de 12 kg, o macho, e 8 kg, a fêmea. Atinge a maturidade sexual entre 3 e 4 anos, o macho, e 2 e 3 anos, a fêmea. O acasalamento ocorre de dezembro a março. A gestação da fêmea dura em média 35 dias, tendo um filhote por ano. O filhote, por sua vez, nasce pesando 0,5 gramas e menos de 20 cm de comprimento, com o corpo nu, cor-de-rosa, olhos e ouvidos fechados. Aos 6 meses já tem pelos e mede 20 cm, pesando entre 400 e 500 g. Sua alimentação compõe-se de uma papa feita de folhas de eucalipto pré-digeridas pela mãe; somente aos 8 meses de idade começa a sair do abrigo da mãe, porém ao completar um ano ocorre o desmame. Esse animal vive entre 15 e 20 anos.      
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário