quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Avestruz

Classificação científica
Reino: animália
Filo: Chordata
Classe: aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: Struthio camelus

Características:
O avestruz pesa entre 90 a 130 kg, mede entre 2 e 2,5 metros de comprimento e 1,8 a 2,7 metros de altura; a fêmea é menor e atinge 1,7 a 2 metros de altura. Atinge uma velocidade de até 80 km/h e vive entre 50 e 70 anos, sendo reprodutivo a partir dos 2 ou 4 anos (a fêmea, seis meses mais cedo), e permanece assim de 20 a 30 anos. Não é ave migratória, mas é nômade e viaja com animais ruminantes, como zebras e antílopes; adapta-se a áreas montanhosas, planícies arenosas e desérticas. 

É onívoro: come ervas, folhagem de árvores, arbustos e pequenos vertebrados e invertebrados; também engole pedras para ajudar na digestão. Pode passar bom tempo sem beber água, bebendo a umidade das plantas que consome. De boa visão e audição, reconhece um inimigo a uma grande distância. 

Acasala-se entre março e abril, e o macho luta por 2 a 5 fêmeas. É ovíparo, e seu ninho é um buraco escavado no chão com uma profundidade que vai de 30 a 60 cm. A fêmea põe um ovo por dia; depois de 20 ou 30 ovos postos começa o período da incubação. O casal protege os ovos contra seus principais inimigos – hienas, chacais e outros; durante esse período o pescoço e as pernas do macho tornam-se vermelhos. Se a fêmea percebe que um animal se aproximou dos ovos, ela destrói o ninho e constrói outro em outro local. A fêmea choca os ovos durante o dia e o macho à noite. O ovo do avestruz pesa um 1,4 kg, tem 15 cm de comprimento, 12 cm de largura e tem a casca muito grossa, obrigando o filhote a fazer muita força para nascer. O filhote, por sua vez, precisa de muito aquecimento, por ser sensível ao frio, e acompanha os pais até a fase adulta. Cada fêmea bota de 40 a 100 ovos por ano, que são incubados por 42 dias.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário