sábado, 31 de maio de 2014

Zebra


Classificação científica:
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Gênero: Equus



Características:
A zebra é um mamífero da mesma família dos cavalos, os equídeos. É nativa da África Central e do Sul. Sua pele apresenta listras brancas e pretas que se alternam na vertical, com exceção das patas, onde elas são horizontais.

É um animal herbívoro, alimentando-se de pastagens da savana africana. Todos os anos a zebra se junta em manada e faz viagem ao Serengueti em busca de água e pastagens, fornecendo ao mundo um dos maiores espetáculos da Terra. 

A zebra atinge 2 a 2,3 metros de comprimento, mede de 1,4 a 1,6 metros de altura e pesa até 200 kg. Vive em manadas, pode atingir até 50 km/h; tem uma gestação de 360 dias, quando nasce apenas 1 filhote. Tem uma expectativa de vida de 25 a 30 anos. Quando envelhece, as suas listras vão sumindo. 

A zebra tem no leão, na hiena e cão selvagem os seus maiores predadores. Seu nome deriva de Zevro ou Zebro, um equídeo selvagem já extinto que vivia na Península Ibérica até o século XVI. Foi batizada assim pelos portugueses quando a avistaram pela primeira vez no Cabo da Boa Esperança.       

Há várias espécies de zebras: zebra-de-grevy, zebra-das-planícies, zebra-de-burchell, zebra-de-chapmann, zebra-de-grant, zebra-das-montanhas e zebra-do-cabo. 

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário