sábado, 17 de maio de 2014

Rio Araguaia


O rio Araguaia nasce na serra dos Caiapós, a sudoeste do estado de Goiás, no município de Mineiros, divisa com Mato Grosso, com o nome de rio Caiapó ou Caiapó Grande. 

Seu nome vem do termo da língua geral setentrional Arauay, ou araguaí, um tipo de maracanã. Banha os estados de Goiás, Mato Grosso, tocantins e Pará. Possui uma extensão de 2.627 km, e sua nascente tem uma altitude de 850 m. Corre no sentido sul-norte, drenando uma área de 382.000 km², com uma vazão média de 5.500 m³/s. Em seu leito forma corredeiras, remansos, é margeado por cânions e sua vegetação é composta de florestas de galerias.

Após percorrer 720 km ele se bifurca, formando a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, que possui 80 km de largura e 350 km de comprimento, onde se situa o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia. Segue paralelo ao rio Tocantins, até desembocar nele, após um percurso de 2.627 km. 

Durante a estiagem, que vai de julho a agosto, em seu leito se formam ilhas de areia aproveitadas para turismo. O clima do rio é tropical úmido, com variação de 3 a 6 meses de seca, com precipitação pluviométrica variando entre 1.500 a 1.800 mm; seu relevo é plano e de solos férteis.

Principais afluentes do rio Araguaia:
Rios Água Limpa, Babilônia, Caiapó, Rio Claro (Goiás), Cristalino, Crixá-Açú, Crixá-Mirim, Javaés, rio das Mortes, do Peixe I, do Peixe II, Pintado, Matrixã, Rio Vermelho (Goiás).   

Algumas cidades banhadas pelo rio Araguaia:
Aragarças (Goiás), Alto Araguaia (MT), Barra das Garças (MT), Aruanã (Goiás), São Félix do Araguaia (MT), Conceição do Araguaia (Pará), Xambioá (Tocantins), Araguatins (Tocantins), Bela Vista do Araguaia (Pará), etc.  

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário