sábado, 31 de maio de 2014

Urso polar


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: U. maritimus


Características:
Também conhecido por urso branco, é encontrado no círculo polar Ártico. É o maior carnívoro terrestre conhecido e o maior urso, juntamente com o urso-de-kodiak, de mesmo tamanho. Habita a Dinamarca (Groelândia), Noruega (Svalbard), Rússia, EUA (Alasca) e Canadá, mas é ser raramente visto na Islândia. 

De corpo grande, pelagem branca, pescoço longo, cabeça pequena e achatada e orelhas pequenas e redondas. Seu corpo é revestido por camada compacta de pelos brancos e grossos e uma espessa superfície adiposa, que mantém sua temperatura normal. A pelagem é composta por uma densa camada de subpelos, com cerca de 5 cm de comprimento, e uma camada de pelos externos, de 15 cm. Suas patas dianteiras são maiores do que as traseiras, que possuem uma convergência com remos que ajudam o urso no nado; as solas das patas traseiras e dianteiras são peludas para o isolamento do frio e para tração ao caminhar sob gelo e neve. A fêmea tem 4 mamas funcionais.

Ao nadar, o urso polar atinge uma velocidade de 9,7 km/h, ao andar atinge 5,6 km/h e em corrida pode chegar a 40 km/h. O macho pesa entre 300 e 800 kg, mede 200 a 250 cm de comprimento, com uma altura de 130 a 180 cm. A fêmea pesa entre 150 a 300 kg, mede 180 a 200 cm, com a mesma altura do macho. A cauda mede entre 76 a 127 mm.

O urso polar alimenta-se de focas, pequenos mamíferos, aves, ovos, salmão, bacalhau e vegetação (raízes, bagas, musgos e liquens). A maturidade sexual da fêmea começa aos 4 ou 6 meses, e a do macho, entre 4 a 5 anos de idade; acasala-se na primavera e o filhote nasce no inverno. A gestação da fêmea dura entre 195 a 265 dias, numa única ninhada por ano, quando nasce de 1 a 3 filhotes. 

Os filhotes, por sua vez, nascem cegos e sem pelos; são amamentados até os 3 ou 5 meses. O maior predador do urso polar é o lobo. Sua expectativa de vida é de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário