sábado, 17 de maio de 2014

Caburé


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Glaucidium
Espécie: G. brasilianum
Nome binomial: Glaucidium brasilianum

Características:
Também conhecida como caboré, caburé-do-sol, caburé-ferrugem, caburezinho e cauré. A coruja caburé mede 16,5 cm, pesa 63 gramas e é uma das menores corujas do mundo. Tem 2 colorações de plumagem: uma cinzenta, com a cauda listrada de branco e peito claro bordejado de cinza, a cor dominante de sua plumagem; a outra, apresenta cor marrom avermelhada, cuja cauda é da mesma cor e quase não se vê suas faixas brancas. Nas duas formas a sobrancelha branca se destaca.

Alimenta-se de outras aves, como pardais, sanhaços, beija-flores, rãs, lagartixas e pequenas cobras. Agressiva, pode abater presas maiores do que elas; é vista em bordas de florestas de terra firme e de várzea e campos com árvores. Possui hábitos noturnos e diurnos, canta também durante o dia, e o macho é menor do que a fêmea. É encontrada em todo o Brasil, Estados Unidos da América, México à Argentina e norte do Chile. 

Normalmente não constrói ninhos, utilizando os ninhos abandonados do pica-pau, ou o oco das árvores. Põe de 2 a 4 ovos, sendo eles incubados apenas pela fêmea. A incubação leva de 22 a 30 dias, com os filhotes abandonando os ninhos aos 21 dias de nascidos. Possui na nuca algumas penas que parecem 2 olhos para confundir suas presas e predadores.      

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário