sábado, 31 de maio de 2014

Tigre siberiano


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. tigris 
Subespécie: Panthera tigris altaica
Nome trinomial: Panthera tigris altaica


Características: 
O tigre siberiano é o maior das subespécies de tigres e o maior felino atual. Pode ser encontrado em vales com encostas do rio Amur, confinado a uma pequena área do leste da Rússia. Antes podia ser encontrado na Coreia, Manchúria, sudeste da Sibéria e leste da Mongólia.

Possui pelagem alaranjada com listras brancas e a parte inferior varia do branco ao creme. Pesa cerca de 306 kg (macho) e 167 kg (fêmea), com um comprimento de 2,40 a 3,15 metros, tendo a cauda cerca de 1,10 a 1,20 metros. A cabeça é redonda e maior nos machos. Tem presas afiadas, com 7 cm de comprimento, ouvidos finos e enxerga de dia e de noite. 

Alimenta-se de suínos selvagens, veados, ursos-pardos, aves, répteis e peixes. Bom nadador, pode atravessar rios de 6 a 8 km², mas não escala árvores. Usa mais a audição durante a caça e marca seu território com fezes e urina, num espaço que chega a 4.000 km². Solitário, só se encontram para acasalamento. 

Atinge a maturidade sexual entre 3 e 4 anos (fêmea), e 4 a 5 anos (macho). O período de gestação é de 106 dias, quando nascem de 2 a 3 filhotes por vez, cada um pesando 16 kg. Eles ficam sob a guarda da mãe até os 6 meses, quando são amamentados. Depois disso saem com ela para caçar, ficando em sua companhia até os 2 anos, quando vão formar suas próprias famílias. Pode viver por 20 anos.

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - Foto e pesquisa: internet)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário