sábado, 31 de maio de 2014

Tigre de Bengala


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. tigris
Nome trinomial: Panthera tigris tigris




Características: 
O tigre de bengala é o mais famoso dos tigres; tem pelos curtos alaranjados e listras pretas, 20 no total, sendo as listras da cara as suas impressões digitais, patas e a parte de baixo das pernas são brancas. Tem dentes afiados, garras fortes e enfrenta qualquer animal, tendo no homem o seu único predador.

Pode ser encontrado em florestas coníferas, incluindo bosques, florestas tropicais, montanhas, terras altas, ladeiras rochosas, mangues, acima e abaixo da linha de água, em países como a Índia, Nepal e Butão. Bom nadador, não gosta de calor, e vive perto da água. Alimenta-se de veados, macacos, aves, e ataca filhotes de búfalo, elefante e rinoceronte, crocodilos e pitons, pois precisa comer até 45 kg de carne numa refeição.

A fêmea atinge 1,14 a 2,60 metros de comprimento, e o macho, 2,60 a 3 metros; sua cauda mede de 60 cm a 1 metro de comprimento. Pesa 210 a 252 kg - a fêmea - e o macho, 266 a 302 kg. Atinge uma altura de 90 cm a 1 metro. Salta 9 metros de distância e 5 metros de altura.

Atinge a maturidade sexual aos 3 ou 4 anos - fêmea - e o macho, aos 4 ou 5 anos, sendo o período de procriação de novembro a abril.  A gestação dura em torno de 15 a 16 meses, com 2 a 4 filhotes por ninhada, que já nascem pesando 1 kg. Em liberdade vive até os 26 anos de idade.     

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário