sábado, 17 de maio de 2014

Capivara


Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Covidae
Gênero: Hydrochoerus
Espécie: H. Hydrochaeris

Características:

A capivara é parente próxima dos ratos, preás e coelhos, e é o maior roedor do mundo. Seu nome deriva do tupi kapi'wara, que significa comedor de capim, e é conhecida também com os nomes carpincho ou capincho. Possui pelos mais compridos e grossos que os do porco, muito usados na fabricação de pincéis. Seus dentes incisivos são fortes, amarelos, e podem chegar a 7 cm.

Encontrada em florestas, perto de água ao longo de rios e lagos das Américas do Sul e Central. Herbívora, alimenta-se de grama e vegetação aquática; gosta também de espigas de milho e raízes. Excelente nadadora, possui pequenas membranas nos pés.

Vive em bandos de até 20 indivíduos, compostos de um macho dominante, várias fêmeas adultas com filhotes e outros machos subordinados. O macho possui uma glândula sebácea na cabeça, cujo cheiro é usado para marcar território. É ativa pela manhã e à tardinha, mas sob perigo só sai à noite; é hospedeira do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Dorme submersa na água, colocando apenas o focinho fora.

Seu peso ao nascer é de até 2 kg e o adulto chega até a 60 kg; atinge um comprimento de 1 a 1,3 metros e 50 cm de altura. A gestação da fêmea chega de 119 a 125 dias, podendo dar cria de 4 a 6 filhotes por ano, mas pode chegar a 8. Começa a se reproduzir a partir de 14 meses, e é matriz até os 4 anos. O macho também se inicia sexualmente aos 14 meses, mas só se torna adulto aos 18 meses, reproduzindo até os 5 anos. Vive entre 15 e 20 anos. Ela é boa mãe e faz ninho apenas perto de dar à luz, em local isolado e protegido.  Amamenta os filhotes de pé. Os filhotes, por sua vez, nascem de olhos abertos e pelos e dentes formados. Na primeira semana já nadam em lugares rasos, mamam durante 90 dias, quando ficam independentes e acompanham os pais em passeios.  Quando se perdem emitem gritos fortes e agudos. 

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto: internet)          

Nenhum comentário:

Postar um comentário