terça-feira, 20 de maio de 2014

Leão


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera Leo




Características:
O nome leão deriva do latim Leo. Panthera Leo significa “animal amarelo” ou “branco-amarelo”.   
O leão macho atinge cerca de 250 kg, uma altura de 110 cm e o comprimento de 230 a 270 cm. A fêmea atinge cerca de 120 a 185 kg, uma altura de 80 cm e mede cerca de 210 a 230 cm. Atinge uma velocidade de 50 km/h. Vive entre 10 a 14 anos na natureza; no cativeiro pode viver até 20 anos. O macho vive na natureza cerca de 10 anos, por causa dos ferimentos causados por combates com outros machos. Suas presas prediletas são zebras, gnus, antílopes, mas ataca também búfalos e elefantes jovens. Precisa comer 5 kg de carne diariamente, mas pode consumir até 30 kg de carne num dia, se houver fartura. 

A juba do leão depende do ambiente em que vive na África: nas áreas mais frias e montanhosas ele possui juba mais espessa, enquanto nas planícies ele possui uma juba mais fina; a fêmea não possui juba. Logo cedo a juba começa a nascer, atingindo seu crescimento máximo dos 3 aos 5 anos de idade. 

A família do leão é composta normalmente por 1 macho, 1 ou 2 machos mais novos, várias fêmeas e filhotes, mas às vezes pode se encontrar vários machos dividindo a mesma fêmea. Forma grupos de 10 indivíduos, mas durante a caçada pode haver até 40 animais juntos. 

Durante o acasalamento o macho disputa a fêmea, e o vencedor se afasta do grupo com ela.  A gestação da leoa é de 100 dias e na hora do parto ela se afasta do grupo e leva uma leoa mais velha para ajudar na proteção dos filhotes, que nascem cegos até os quinze dias de vida. A primeira refeição de carne dos filhotes é dada após 7 semanas de vida, e eles são amamentados até os 8 meses de idade. Aos 3 anos deixam o grupo para formar nova família. 

A fêmea caça em grupo, e o macho é solitário, usando seu tempo para vigiar território. A fêmea cuida dos ensinamentos dos filhotes, e na hora da refeição o macho se serve primeiro. A hora da caça é sempre cedo da manhã ou ao final da tarde; descansa à sombra das árvores entre 16 e 20 horas por dia. O único inimigo do leão é o homem, mas o búfalo o enfrenta ferozmente.     

Antigamente o leão habitava toda a África, Oriente Médio, Irã, Índia e Europa. Atualmente ele vive na África sub-saariana e em parques nacionais da Tanzânia e África do Sul. 

Bibliografia:
Zingg, Eduardo. África: o último paraíso selvagem. Vol. 4, pág.86. Editora EBF LTDA. Atibaia, São Paulo.
Internet.  

(Texto: Bete Diniz - Taperoá - PB - foto e outras pesquisas: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário