sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Rio Branco (rio do estado de Roraima):

O rio Branco nasce na confluência dos rios Tacutu e Uraricoera, 30 km a norte de Boa Vista, estado de Roraima, e deságua no rio Negro, no estado do  Amazonas. Possui uma extensão de 548 km e é influenciado por um período chuvoso, que vai de abril a setembro, e um seco, que vai de outubro a março. Durante o período chuvoso ele é navegável  desde o rio Negro até a cidade de Caracaraí. Seu curso tem 3 segmentos, a saber:
Alto rio Branco: segundo maior segmento, com 172 km de extensão. Começa em sua nascente, passa por Boa Vista e termina na Cachoeira Bem-Querer, sendo nesse trecho raso e largo, de vegetação do tipo savana e alguns trechos com palmeiras.

Médio rio Branco - é o menor segmento, de 24 km de extensão. Começa na Cachoeira Bem-querer e vai até o povoado Vista Alegre. Nesse trecho é inavegável para embarcações de grande porte, por causa da presença de corredeiras; a vegetação é de savanas, buritizais e floresta Amazônica. 

Baixo rio Branco - é o maior segmento, com 388 km de extensão. Vai de Boa Vista, corta o centro-sul de Roraima até desembocar no rio Negro, no estado do Amazonas. Sua vegetação é de floresta tropical, rica em biodiversidade.

Sub-bacias:  
A norte: cotingo-Tacutu, Uraricoera e Mucajaí.
A leste: Anauá.
A oeste: Ajarari-Água Boa do Univini-Catrimani, Itapará.
A sul: Xeruní. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário