terça-feira, 17 de setembro de 2013

Venceslau Brás

Venceslau Brás Pereira Gomes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1868, em São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, antigo distrito de Itajubá, Minas Gerais. No ano 1890 diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo.

De volta a Minas, assumiu o cargo de promotor público de Jacuí, que logo abandonou para assumir a prefeitura de Monte Santo. Em 1892 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até 1898, quando passou a ser secretário do Interior de Minas Gerais, até o ano 1902. 

No ano seguinte foi eleito deputado federal pelo Partido Republicano Mineiro, cargo que ocupou até o ano 1908. No ano seguinte, ocupou o cargo de presidente do estado de Minas Gerais, em substituição ao falecido João Pinheiro. Terminado seu mandato no ano 1910, foi eleito vice-presidente da República, no governo de Hermes da Fonseca. Em março de 1914 foi eleito presidente da República, assumindo o cargo no dia 15 de novembro do mesmo ano. 

Durante o seu governo, adotou rígida política financeira. Por causa da Primeira Guerra Mundial, mandou queimar três milhões de sacos de café estocados, para evitar queda nos preços, dando ao produto uma valorização entre os anos 1917 a 1920. Foi aprovado o Código Civil Brasileiro, em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 1917, e o fim da “Questão do Contestado”, conflito que envolvia os estados de Santa Catarina e Paraná. 

Na política externa, foi obrigado a entrar na Primeira Guerra Mundial, por causa do torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães. No dia 27 de outubro de 1917 Venceslau Brás assinou a declaração de guerra contra a Alemanha. 

Com o fim do seu mandato presidencial em 1918, retirou-se para Itajubá, onde exerceu sua antiga profissão de advogado, sendo requisitado por políticos. Faleceu na mesma cidade no dia 15 de maio de 1966, aos 98 anos de idade. 

Bibliografia: 
OS PRESIDENTES e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva. 2ª ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro, O Arquivo Nacional, 2003.
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 3. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário