domingo, 8 de setembro de 2013

Thomas Graham

Thomas Graham nasceu no dia 20 de dezembro de 1805, em Glasgow, Escócia. Seu pai era grande comerciante que desejava ver o filho na carreira eclesiástica, mas ele se interessou pelas disciplinas científicas, quando foi estudar no Royal Technical College, de Glasgow. 

Tendo como um dos seus professores o afamado professor de química Thomas Thompson, levou-o a se interessar pela matéria, que já se destacava pelo seu desenvolvimento. Inconformado pela escolha de Graham, seu pai deixou de ajudá-lo, o que o obrigou a trabalhar como professor de matemática e química. 

Por esse tempo montou um pequeno laboratório de pesquisas. Em 1825 publicou os resultados de suas primeiras experiências sobre a absorção de gases pelos líquidos. Em 1829 ocupou o cargo de professor de química do Mechanical Institute de Glasgow e, no ano seguinte, lecionou a mesma matéria na Universidade de Edimburgo. 

Em 1835 comunicou à Royal Society de Edimburgo a conclusão dos seus estudos e experimentos sobre a difusão dos gases, cuja lei ganhou seu nome. Em 1837 publicou o trabalho intitulado “Modificações do ácido fosfórico”, onde demonstrou que os três ácidos conhecidos (metafosfórico, ortofosfórico e pirofosfórico) apresentam estruturas moleculares distintas: HPO3, H3PO4 e H4P2O7. Descobriu que cada um dos três ácidos tem uma basicidade própria, estabelecendo o conceito de ácidos polibásicos. 

No mesmo ano assumiu a cátedra de química no University College de Londres e começou a publicar a obra didática “Elementos de Química”, sendo bem aceita nos meios universitários europeus. Publicou vários trabalhos sobre a difusão dos líquidos, sobre a pressão osmótica e sobre as “falsas soluções”, as suspensões coloidais. Depois de estudar a difusão dos líquidos através de uma membrana permeável, descobriu que todas as substâncias podiam ser divididas em duas grandes classes: os cristaloides e os coloides. Era o início da química coloidal, em 1861. 
Em 1855 Graham foi nomeado chefe da Casa da Moeda, cargo que ocupou até a morte, ocorrida em 11 de novembro de 1869, em Londres. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Conhecer Universal, págs. 1614 a 1615. São Paulo, Abril, 1982. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira globo. 13ªed. Vol. V. Porto alegre, globo, 1974. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário