terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ptolomeu

Cláudio Ptolomeu nasceu no alto Egito por volta do ano 100 da era cristã, e viveu quase toda a sua vida na cidade de Alexandria. Ainda menino estudou as obras de Hiparco de Niceia, um matemático e astrônomo grego que viveu no século II a.C. 

Homem inteligente e estudioso, Ptolomeu deixou grandes realizações no estudo da astronomia, geografia, física, matemática e música. Destacou-se em astronomia aperfeiçoando as teorias de Hiparco e organizou a astronomia de sua época. Durante muitos anos de estudos, observações e cálculos, ele escreveu 13 volumes da obra “Composição matemática”, que marcou a Antiguidade. Nela expôs a “Teoria do Sistema Geocêntrico”, segundo a qual o Sol, os planetas e as estrelas girariam em torno da Terra, que seria um ponto fixo no centro do Universo. Essa teoria só foi superada já nos séculos XVI e XVII, com a “Teoria Heliocêntrica”, de Copérnico, afirmando que a Terra, os planetas e as estrelas girariam em torno do Sol, o centro do Universo. Mesmo assim, muitos cálculos das obras de Ptolomeu eram exatos e foram aproveitados nos tempos seguintes. 

Escreveu ainda outra importante obra, intitulada “Guia Geográfico”, escrita no século I, somente impressa no ano 1472. Era composta de 8 volumes e uma coleção de 12 mapas, sendo que um dos mapas representava o mundo da sua época e os outros 26 detalhavam diferentes regiões. Por causa disso, Ptolomeu foi o autor do primeiro Atlas universal de que se tem notícia. 

Um dos mapas foi elaborado a partir de informações de viajantes e mercadores romanos, onde não aparece a América, além de mostrar a Índia como uma ilha e o oceano Índico um mar fechado ao sul e oeste por uma massa de terra. Em outras partes o mapa continha acertos: na região mediterrânea, a maior parte da África Setentrional e a Europa. Além disso, outra informação equivocada foi a diminuição da circunferência da Terra em 30%. Com essa informação Colombo achava que a China ficava perto da Europa.   
Cláudio Ptolomeu faleceu no ano 168 d.C..      

Outras obras de Ptolomeu: 
“Tratado de Astrologia”, “Tábua cronológica”, “Harmônica”, sobre a teoria matemática dos sons usados na música grega; “Óptica”, “Tetrabíblia”, “Fases das estrelas fixas”, etc. 
Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Semanal Ilustrada Conhecer. Vol. 7, fascículo 95, pág. 1613. São Paulo, Abril, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Delta Larousse. Vol. X, pág. 5549. Rio de Janeiro, Delta S.A., 1967. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. IX. Porto Alegre, Globo, 1974. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário